Vereadores de Pinto Bandeira prestam homenagem a educadora e escrivã do município

Em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores de Pinto Bandeira, nesta terça-feira, 7, os parlamentares outorgaram o título de cidadã de Pinto Bandeira para Belmira Ziegler Garcia.

Histórico:

Nascida no dia 09 de novembro de 1927, Belmira liegler Garcia é filha do casal Christiano Ziegler Filho e Maria da Conceição Terribile Ziegler.

Foi batizada no dia vinte e seis deste mesmo ano na Igreja Matriz São Pedro e São Paulo, de Nova Romado Sul.

Em 15 de abril de 1944, por meio de Portaria n° 117 _Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves – foi contratada para exercer as funções
de professora no Grupo Escolar Barão de Mauá, hoje denominada Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão de Mauá, localizada na Linha Jansen – Pinto Bandeira. Iniciou suas atividades laborais em 17 de abril deste mesmo ano. Exerceu suas atividades como educadora até 09 de setembro de 1957 perfazendo catorze anos e quarenta e um dias de efetivo exercício prestado ao Magistério Público Municipal de Bento Gonçalves.

De acordo com o Processo n° 9478/1950,o Governador do Estado do Rio Grande do Sul nomeou Belmira Ziegler ajudante substituto do Escrivão Distrital.

Em 10 de setembro de 1957, com a aposentadoria do Escrivão Distrital, seu pai, o Sr. Christiano Ziegler Filho passou a exercer o oficialmente o cargo de ajudante substituta do Cartório Distrital de Pinto Bandeira, 3° distrito de Bento Gonçalves.

Em 19 de dezembro de 1958,de acordo com o Processo n14.313/1958- Secretaria do Interior e Justiça, após aprovação em concurso, foi
nomeada para o cargo de Escrivã Distrital de Pinto Bandeira,deixando a função de ajudante substituta.Iniciou as atividades em 28 de dezembro deste mesmo ano.

Em 10 de outubro de 1959 casou-se com Vair Marques Garcia. Desta união nasceram os filhos: Sidney Cristiano,Wanderley José, Rudiney Gaspar e Everton Antônio.

No dia 28 de dezembro de 1973 por meio de ato publicado no Diário Oficial passa a fazer jus de aposentadoria como servidora da Justiça.

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

 

error: Conteúdo Protegido