A comunidade de Bento Gonçalves e visitantes conhecerão uma nova forma de interagir com o Município. Será lançado nesta quarta-feira, 8, a partir das 14h, na Praça Achylles Mincarone, o game “Ágora do Saber”, onde o jogador irá realizar missões que promovam a interação com o Patrimônio Histórico e Cultural de Bento Gonçalves, bem como, o enoturismo. O game foi desenvolvido para dispositivos móveis e faz uso de tecnologias como realidade aumentada, geolocalização, personagens e cenários 3D.
Desenvolvido no período de doze meses, o game evidencia o contexto da imigração italiana por meio de três espaços representativos da cidade: a Pipa Pórtico, a Praça Achylles Mincarone e o Museu do Imigrante. Segundo a coordenadora do projeto, Eliane Schlemmer, “esses monumentos e demais espaços destinados às manifestações culturais são significativos, pois representam o processo de ocupação das terras da serra gaúcha pelos imigrantes italianos no século XIX. A produção do vinho representa a prosperidade e a força do trabalho realizado pelos imigrantes, da mesma forma que a religiosidade foi um importante fator de união da nova comunidade que estava se formando nessas terras”, ressalta.
Também foram contemplados elementos do patrimônio imaterial com o depoimento de quatro pessoas que fazem parte da comunidade/cidade, dando início a criação da Biblioteca Viva de Bento Gonçalves. O acervo apresenta depoimentos, em formato de vídeo, de pessoas que conhecem as histórias expressivas da imigração italiana, bem como os fatos marcantes da cidade. “Essa Biblioteca Viva pode se configurar como um importante espaço de preservação e valorização da memória da comunidade favorecendo a circulação dos saberes tradicionais por múltiplos espaços”, enfatiza Eliane.
Para jogar é preciso acessar as lojas do Google Play ou Apple Store e buscar pelo aplicativo “Ágora do Saber”, instalar e começar a realizar as missões. É gratuito.
O projeto foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura (Edital 01/2016) e desenvolvido por meio de uma parceria entre o Grupo de Pesquisa Educação Digital – GPe-dU Unisinos CNPQ, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS, e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Bento Gonçalves).
Em caso de más condições climáticas, o evento será transferido e uma nova data será informada.
O jogo “Ágora do Saber”
As mecânicas e dinâmicas criadas para o Game, que é jogado na cidade, tem início com uma narrativa onde o jogador tem a missão de fortalecer a Velha Parreira (uma planta fictícia que foi plantada na praça Achylles Mincarone, e que trouxe prosperidade para toda a cidade). Para isso o jogador precisa percorrer o ambiente físico urbano, em busca das três essências (personagens em 3D) que representam a herança cultural de Bento Gonçalves, sendo elas: a Fé (representada por uma chama branca), o Trabalho (representada por uma imigrante italiana) e a Comunidade (representado por um quadro de família).
Estas essências, durante o decorrer do jogo, irão compartilhar com o jogador informações a respeito da herança cultural da imigração italiana na cidade, e conceder ao jogador três itens colecionáveis, que representam o fruto delas, sendo o Vinho, o fruto do trabalho; a bíblia, o fruto da fé e; o pão, o fruto da comunidade. Durante a missão final, o jogador deverá interagir com um último personagem, a quem ele irá entregar todos os itens colecionáveis encontrados ao longo do game. Para concluir esta missão ele deverá consultar a Biblioteca Viva em busca de pistas (informações).
A narrativa do game é contada tanto de forma oral (dublagem dos personagens), quanto de forma escrita, permitindo que pessoas com deficiências auditivas possam utilizá-lo. Na tela inicial do game, é tocada uma música que é composta por trechos de diversas músicas tradicionais da cultura italiana, intercalada com sons oriundos de elementos da colonização italiana, como o som de um trem e o de um navio. Ao concluir cada missão o jogador recebe um item, que é a representação do fruto da essência ao qual estava ligada aquela missão; a aquisição dos itens referem o seu progresso no jogo, pois seu principal objetivo é recuperar as três essências.
As missões são dispostas no mapa do jogador, e o game confere a ele a liberdade de escolher qual será a ordem que ele irá executá-las; no entanto, é necessário concluir todas as três missões iniciais para que seja possível acessar a quarta missão, que é onde o game se encerra. Desta forma, a exposição de um objetivo maior impulsiona o jogador a concluir todas as missões. A seguir são apresentadas algumas telas do game Ágora do Saber.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Divulgação/SECULT
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor