Na tarde do dia 30 de outubro, nas dependências da Escola Lóris Pasquali Reali, alunos do mesmo educandário e da Escola Alfredo Aveline tiveram uma palestra com o grupo de italianos da Agência Consular em parceria com o cônsul honorário Tarcísio Michelon.
O encontro teve o objetivo de divulgar o dialeto vêneto, aqui conhecida como Talian, resgatar e aprofundar as raízes que ligam os descendentes vênetos de todo o mundo.
O professor Alessandro Mocellin desenvolveu um projeto pioneiro de curso a nível universitário do dialeto com a colaboração da UNESCO, e a criação de materiais de divulgação destes estudos. Durante a conversa, Mocellin falou de sua surpresa e alegria de conhecer um povo que “ainda” fala a língua de seus bisavós e avós e que mantém alguns costumes vindos da região Veneta.
O palestrante ressaltou a importância de preservar e dar continuidade ao uso do vêneto, pois, hoje, o dialeto é falado em algumas regiões da Itália, da Eslovênia, Croácia e Américas do Sul e do Norte, comprovando que a migração da Itália, em virtude das guerras, levou milhares de descentes a muitos lugares do mundo.
O grupo é composto pelo professor Alessandro Mocellin e mais três integrantes que acompanharam este trabalho, Mattia Stoppato, Andrea Grazian e Anna Tolin.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha