Cerca de 40 alunos do Colégio Estadual Landell de Moura, de Bento Gonçalves, fizeram uma manifestação em frente à 16ª Coordenadoria de Educação (16ª CRE). O protesto ocorreu na manhã desta quarta, 1º de junho. Os estudantes pediram mais respeito e melhores salários para os professores, que estão em greve desde o dia 16 de maio. O grupo foi recebido pelo coordenador Leonir Olímpio Razador, que ouviu as reivindicações e prometeu encaminhá-las à Secretaria Estadual de Educação. “Ele foi bastante atencioso e simpático”, disse um dos alunos. Depois, os estudantes caminharam pela Rua Herny Hugo Dreher, em direção à Praça São Bento e retornaram até a Rua Eugênio Valduga, carregando cartazes, faixas e bandeiras e gritando palavras de ordem. “Me chama de Copa e investe em mim, assinado Educação”, dizia um dos cartazes. O trânsito ficou lento nas imediações, mas não foi interrompido.
A professora Juçara de Fátima Borges, diretora do 12º Núcleo do Cpers/Sindicato acompanhou a manifestação. “Estes alunos estão fazendo história, apoiando a Educação e os professores”, resumiu. A diretora salienta que os alunos querem que o governo abra maior diálogo com o sindicato. De acordo com ela, apesar de eles não protestarem especificamente pela estrutura e sim, pela valorização dos docentes, a Escola Landell de Moura precisa muito de revitalização. “O colégio tem goteiras, quando chove a situação fica bem precária. Os estudantes também precisam de um ginásio para as aulas de Educação Física e a prática de esportes”, elenca Jussara.
“O professor é quem nos ensina e forma cidadãos e mereceria melhores salários”, justificou outra aluna, que afirmou estar preocupada com a possibilidade de fechamento da escola.
A reportagem da Difusora 890 AM tentou contato com o coordenador da 16ª CRE, mas foi informada que ele viajou a Porto Alegre assim que encerrou o encontro com os estudantes.
Clique nas fotos para ampliar:
Alunos dos Anos Iniciais da EMTI São Roque são contemplados pelo Projeto Cultural Trânsito
Semana da Pátria será aberta oficialmente em 1º de Setembro, na Via Del Vino
Bento Gonçalves escolhe projetos para Consulta Popular