Votação contou com 98 associados que indicaram 40 enólogos para a distinção
A Associação Brasileira de Enologia (ABE) tem muitos motivos para brindar o mês de outubro. Foi no dia 22 de outubro de 1976 que surgia a entidade, data que também passou a comemorar o Dia do Enólogo. A celebração foi ganhando status, reunindo dezenas de enólogos de todo o Brasil, e desde 2004 passou a distinguir um eleito pelos próprios colegas como o Enólogo do Ano. Este ano, será escolhido o 14º enólogo a receber a distinção. A votação encerrou dia 20 de outubro, com uma adesão de 98 associados que indicaram 40 enólogos para a distinção.
A divulgação do vencedor acontecerá durante o jantar em comemoração ao Dia do Enólogo e 41 anos da ABE, programado para 27 de outubro, no Salão Malbec do Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves. O enólogo mais votado será premiado com uma viagem com a finalidade de visitar uma feira do setor vitivinícola. A distinção tem o objetivo de enaltecer a trajetória do profissional que, durante sua trajetória, soube conduzir seu trabalho, não só qualificando o vinho, mas aportando ao mundo do vinho algo a mais.
Além de ter formação em Enologia e Viticultura, o indicado deve trabalhar em prol do profissional de Enologia, ter cinco anos de experiência no ramo, estar exercendo a atividade, ter atuação setorial, contemplar inovação tecnológica, ser associado da ABE, no mínimo há três anos, além de estar em dia com a tesouraria. O presidente não pode concorrer. “Este prêmio é uma justa homenagem a todo enólogo que se dedica, incansavelmente, a não apenas transformar a uva em vinho, mas a engarrafar qualidade e emoção, contribuindo para posicionar o Brasil entre os principais produtos mundiais”, destaca o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna.
ENÓLOGOS HOMENAGEADOS
Enólogo do Ano 2004 – Antônio Czarnobay
Enólogo do Ano 2005 – Gilberto Pedrucci
Enólogo do Ano 2006 – Firmino Splendor
Enólogo do Ano 2007 – Adriano Miolo
Enólogo do Ano 2008 – Ismar Pasini
Enólogo do Ano 2009 – Nauro José Morbini
Enólogo do Ano 2010 – Lucindo Copat
Enólogo do Ano 2011 – Daniel Dalla Valle
Enólogo do Ano 2012 – Dirceu Scottá
Enólogo do Ano 2013 – Juliano Daniel Perin
Enólogo do Ano 2014 – Delto Garibaldi
Enólogo do Ano 2015 – Christian Bernardi
Enólogo do Ano 2016 – Flávio Zílio
Fonte: Conceitocom Brasil
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação