Vinhos e espumantes de 21 vinícolas serão servidos nesta sexta-feira (27), na loja Boccati, em Caxias do Sul. Gastronomia típica e atrações musicais integram a programação do evento
As tipicidades que traduzem os vinhos produzidos no Sul e no Nordeste do país poderão ser apreciadas no 2º Circuito Enogastronômico Brasil, que ocorre nesta sexta-feira (27), das 20h à meia-noite, na loja Boccati (Rua Antônio Ribeiro Mendes, 2.043), em Caxias do Sul (RS). Com o apoio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o evento reunirá 78 rótulos de 21 vinícolas nacionais.
Dez vinhos brancos, três vinhos rosés, 32 vinhos tintos e 33 espumantes brancos e rosés serão servidos ao público por enólogos, sommeliers e representantes de vinícolas. A degustação, por adesão (R$ 150 por pessoa), inclui produtos com selos de Indicações Geográficas, que contemplam as Indicações de Procedência e a Denominação de Origem, certificadas no Brasil desde 2002.
“O Circuito Enogastronômico propiciará que os consumidores da Serra Gaúcha conheçam mais sobre a diversidade da produção brasileira. Cada região produtora desenvolveu sua especialidade, elaborando vinhos e espumantes com cultura e sotaque próprios. Os produtos brasileiros são jovens, autênticos, modernos e descomplicados, tendo opções para todos os gostos”, atesta o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini.
Julio D’Agostini, sócio-proprietário da Boccati, observa a aceitação dos clientes da loja pelos vinhos brasileiros na hora da compra. Segundo ele, o reconhecimento da qualidade dos produtos vem crescendo, impulsionando, inclusive, a realização de ações como o Circuito Enogastronômico Brasil.
“Os vinhos brasileiros e, principalmente, os espumantes, se caracterizam pelo seu frescor, o que é classificado pelos consumidores como excelente. Há muito tempo entendemos os diferenciais dos produtos e buscamos destacar os vinhos brasileiros. Procuramos sempre incluir em nosso catálogo, recebido por mais de 12 mil empresas brasileiras, variedade de vinhos e espumantes nacionais”, observa D’Agostini.
Os mais de 70 rótulos oferecidos no evento poderão ser harmonizados com pratos preparados pelo chef Gabriel Lourenço. O menu inclui aipim frito, bolinho de bacalhau, linguiça campeira acebolada, arroz carreteiro, farofa caseira e feijoada gourmet. De sobremesa, a chef Ana Paula Ditadi irá preparar uma mesa de doces com cocadinha cremosa, brigadeiros, mousse de paçoquinha e tartelette de cappuccino.
Além da gastronomia típica brasileira, o evento contará com algumas parcerias especiais, como culinária japonesa e sul-americana (diferentes tipos sashimis e sushis, uramaki, hossomaki e ceviche de salmão), mesa de frios (pães e patês artesanais, sanduíches, sementes e queijos), além de sorvetes e cafés.
Durante o Circuito Enogastronômico Brasil o público poderá conferir apresentações artísticas e musicais. O samba será apresentado por Dan Ferreti e pelo Espaço de Dança André Ribeiro, a MPB pelo músico Sandro Stecanela e o sertanejo será embalado por Cris Bianco.
SERVIÇO
Circuito Enogastronômico Brasil
Quando: 27 de outubro (sexta-feira), das 20h à meia-noite
Onde: Boccati (Rua Antônio Ribeiro Mendes, 2.043, bairro Santa Catarina), em Caxias do Sul (RS)
Valor: R$ 150. Os Ingressos podem ser adquiridos na loja física ou virtual (www.boccati.com.br). As vagas são limitadas
Informações: (54) 3224.9900 e boccati@boccati.com.br
VINÍCOLAS BRASILEIRAS PARTICIPANTES
– Aurora
– Beber
– Casa Perini
– Casa Valduga
– Chandon
– Dal Pizzol
– Domno
– Don Abel
– Don Giovanni
– Don Guerino
– Fazenda Santa Rita
– Garibaldi
– Luiz Argenta
– Miolo
– Peterlongo
– Pizzato
– RAR Vinhos e Espumantes
– Terragnolo
– Vallontano Vinhos Nobres
– Valmarino
– Zanella
Fonte: Ibravin
Cemitério São Roque, em Bento, recebe câmeras de videomonitoramento
CORPO DE BOMBEIROS ATENDE EXPLOSÃO EM APARTAMENTO NO SÃO ROQUE, EM BENTO GONÇALVES
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025