A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) marcará presença na 2ª Feira de Tecnologia para a Viticultura (Tecnovitis), entre os dias 6 e 8 de dezembro, no Vale dos Vinhedos (Comunidade 8 da Graciema), em Bento Gonçalves (RS). Com público estimado de 15 mil visitantes, o evento busca aprimorar os métodos de produção de uvas e estimular o desenvolvimento da cadeia da vitivinicultura no Rio Grande do Sul. O secretário Ernani Polo estará presente no evento.
O Centro de Pesquisa Celeste Gobbato, em Caxias do Sul, ligado ao Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Seapi, tem longo histórico de atuação no setor, trabalhando no desenvolvimento de pesquisas que ampliam cultivo da uva. Conforme a pesquisadora Daiane Lattuada, são desenvolvidas desenvolve atualmente linhas de pesquisa para aprimorar a qualidade dos tipos Bordô e Isabel e avançar no controle de doenças de videiras. O centro ainda oferece cursos em agroindústria para o setor, como vinificação e poda de videiras.
Durante a Tecnovitis, a unidade de pesquisa apresentará resultados das pesquisas, especialmente sobre o cultivo da uva coberta, sistemas de condução, manejo do dossel vegetativo, resgate e limpeza clonal de material genético (variedades Copa e Porta-enxerto) e sistemas de condução.
Tecnologia para produzir
A Tecnovitis reúne produtores, fornecedores e profissionais da cadeia produtiva da uva. Conta com programação paralela específica para compartilhar informações, como seminários, palestras técnicas e exposição de equipamentos, produtos e serviços. Nos três dias, vai disponibilizar o contato dos produtores para vinhos, sucos, espumantes e uvas de mesa.
Fonte: Governo do Estado
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor