Foi realizada no começo da noite desta segunda-feira, 30, junto ao Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, a solenidade de comemoração do Dia Estadual do Vinho. A lei 12.019/2003, instituída pelo então deputado estadual Iradir Pietroski (PTB), define como o primeiro domingo de junho o Dia Estadual do Vinho.
Com a presença do governador José Ivo Sartori, de dirigentes do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), Secretários Municipais e lideranças em geral, além de deputados estaduais, o ato foi realizado em meio a uma programação que envolve mais de 250 estabelecimentos com ações e descontos que chegam a 30% em 10 municípios da região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, na Campanha Gaúcha, e em São Roque, no interior paulista. Além de Porto Alegre, que sediará a Feira do Vinho no Barra Shopping Sul.
“Este é o resultado do desenvolvimento do trabalho e da fé que estas pessoas chegaram na nossa região e plantaram parreira, fizeram este resultado que está aí, com vinho de qualidade e suco de uva extraordinário”, comentou o governador José Ivo Sartori, em entrevista para Rádio Difusora.
O diretor executivo do Ibravin, Carlos Paviani, diz que “o Dia do Vinho é uma quinzena. É uma atividade que promove o enoturismo e a cultura do vinho, para que o povo gaúcho possa apreciar cada vez mais”, salientou.
O Dia do Vinho é promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho, como resultado do projeto Eventos Integrados e Integradores – fomentado pelo Ministério de Turismo.
Veja a programação do Dia do Vinho aqui
Fonte e fotos: Felipe Machado – direto de Porto Alegre – Central de Jornalismo da Difusora
Alunos dos Anos Iniciais da EMTI São Roque são contemplados pelo Projeto Cultural Trânsito
Semana da Pátria será aberta oficialmente em 1º de Setembro, na Via Del Vino
Bento Gonçalves escolhe projetos para Consulta Popular