Na terça-feira, 10, uma reunião no Governo do Estado retomou a discussão sobre a construção da Ciclovia no Vale dos Vinhedos. Na ocasião, o Prefeito Guilherme Pasin, o presidente da Aprovale, Márcio Brandeli, a diretora Deborah Villas-Bôas Dadalt Aldemir Dadalt, e o secretário de Turismo, Rodrigo Parisotto estiveram reunidos com o Governador José Ivo Sartori, e com o vice José Paulo Cairoli.
O projeto para a construção da ciclovia na ERS-444 foi concluído em junho de 2010 no Governo Yeda Crusius. O projeto da pista apresenta 8,25 quilômetros de extensão. O valor estimado da obra é R$ 5,7 milhões, com recursos Estaduais.
Representado a Aprovale, Deborah Villas-Bôas Dadalt, ressaltou que o investimento da Ciclovia representaria uma nova etapa no roteiro enoturístico, que passaria a ser também destino de amantes do ciclismo. “A Ciclovia é um desejo antigo e ganhou um novo impulso com esse encontro. Esperamos que o projeto definitivamente saia do papel e se torne realidade”, pontuou.
Outro assunto tratado no encontro é a possibilidade do Vale dos Vinhedos tornar-se Zona Franca para Vinhos do Brasil. Tendo como centro delimitadores as cidades de Bento, Garibaldi e Monte Belo do Sul. A conquista irá fomentar o desenvolvimento da região, tendo em vista a maior promoção do local, aliada a possível diminuição da carga tributária que atinge a comercialização dos produtos.
O Prefeito Guilherme Pasin destaca a importância do projeto. “Bento Gonçalves é a Capital Nacional do Vinho. A condição de zona franca reforçará ainda mais nosso potencial, além de contribuir para o aumento nas vendas dos produtos, visto que os tributos sobre eles serão reduzidos”, destaca.
O Governador José Ivo Sartori avaliou a importância dos projetos, e destacou o momento financeiro do Estado. “Somos apoiadores de projetos que visem o desenvolvimento, esse é um momento de buscarmos parcerias para poder concretizar essas ações. Os projetos serão encaminhados para analise”, disse.
No próximo dia 18, uma comitiva dos três Municípios estará em Brasília apresentando o projeto da Zona Franca. Já tramita na Câmara, um projeto do Deputado João Derly, que cria a Zona Franca da Indústria Calçadista. Os Senadores Ana Amélia Lemos, e Lasier Martins também apóiam o projeto.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Emanuele Nicola
Mais uma edição da maratona nas estradas do “Caminho do Pe. João Schiavo” em novembro de 2024
Cáritas da Diocese de Caxias do Sul participa da 1ª Conferência Intermunicipal da Economia Solidária
Santa Tereza: Randoncorp atua na construção de Ponte destruída pelo Arroio Marrecão