Nesta quarta-feira, 11 de outubro, Bento Gonçalves celebra 127 anos de emancipação política. Finalizando a programação da Semana do Município, haverá distribuição de bolo à comunidade a partir das 18h30min.
A programação conta ainda a partir das 20h,em frente à Prefeitura, com Missa Solene Campal da Região Pastoral de Bento Gonçalves celebrando os 300 anos de bênçãos da Nossa Senhora Aparecida e encerramento do Ano Mariano.
Após haverá uma procissão luminosa das flores, onde as pessoas carregarão velas acesas e distribuirão pétalas de flores. As crianças carregarão imagens da Nossa Senhora Aparecida. A procissão sai em frente à Prefeitura e segue em sentido à Paróquia Santo Antônio, passando pelas Ruas Barão do Rio Branco e Cândido Costa, retornando à Via Del Vino, onde ocorrerá a benção final. Todos estão convidados a participar, portando uma vela e pétalas de flores.
Em caso de chuva, a Missa Solene Campal será realizada no Santuário Santo Antônio e a procissão será cancelada.
A realização da Semana de Bento é da Secretaria de Turismo com apoio do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH).
História
Em 1875 inicia a imigração italiana na região da encosta superior do nordeste do Rio Grande do Sul, onde se localiza Bento Gonçalves, originando a Colônia de Dona Isabel, em homenagem à princesa Isabel de Bragança. Somente em 11 de outubro de 1890 essa colônia é desmembrada do município de Montenegro e torna-se a cidade de Bento Gonçalves, em homenagem ao ilustre herói farroupilha.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Foto: Arquivo Difusora
Prefeitura de Bento realiza mutirão para limpeza de pichações
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro