O transporte de cargas perigosas no Brasil passa, a partir de dezembro, por uma nova resolução que regulamenta o transporte dessas substâncias. E capacitar empresas e motoristas que lidam diariamente com esta missão faz parte dos objetivos do curso Cargas Perigosas, que a Fundação Proamb promove no próximo dia 19, em Bento Gonçalves, no Dall’Onder Grande Hotel.
Com inscrições abertas até o dia 11, o curso abordará, além da atualização na legislação ambiental da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as licenças ambientais, as técnicas em acidentes, a avaliação de emergência, o isolamento da área, as responsabilidades de cada parte – fabricante, expedidor, destinatário –, a documentação e outros itens obrigatórios e preceitos que fazem parte de uma viagem com segurança.
Para o ministrante do curso, o químico Orion de Vargas Flores, a capacitação para lidar com o manuseio, a armazenagem ou o transporte dessas substâncias é o principal diferencial na hora de um acidente. “Se as empresas qualificarem seus funcionários com treinamentos periódicos, a possibilidade de acidentes diminui, pois todos os produtos perigosos têm um risco em potencial, no entanto, vai depender do cenário do acidente para mostrar a complexidade de tal risco”, comenta Flores, que tem mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais pela Universidade La Salle.
O químico recomenda que, em caso de acidente, a primeira providência a ser tomada é proteger-se com os EPI’s e logo isolar a área, eliminar fontes de ignição e estancar o vazamento, caso seja possível. O comunicado ao coordenador do Plano de Emergência também deve ser imediato, informando sobre local, produto envolvido, vítimas, entre outros assuntos. No caminhão, não podem faltar sinalização com painel de segurança e rótulo de risco e conjunto de equipamentos para atendimento à emergência de acordo com a ABNT NBR 9735 – composto basicamente por dispositivos de sinalização da via, calços, jogo de ferramentas e extintores, além dos EPI’s para motoristas e ajudantes.
As inscrições devem ser feitas através do e-mail educacao@proamb.com.br ou pelo telefone (54) 3055.8703. A aula será das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. O investimento é de R$ 440 – clientes da Proamb pagam R$ 396.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: divulgação
Comandante do Corpo de Bombeiros de Bento orienta população sobre possíveis acidentes ligados ao inverno
Última semana da mostra artística “Colagens”, de João Genaro, no Museu do Imigrante, em Bento
Prefeitura realiza obras de drenagem na parte superior da Rua Aristides Bertuol, no Eucaliptos, em Bento