Agricultores familiares gaúchos com produção 100% orgânica receberão cerca de R$ 1,1 milhão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pelo fornecimento de frutas e hortaliças para a rede socioassistencial do estado. Os recursos correspondem a quatro novos contratos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS).
Serão contemplados 138 pequenos produtores dos municípios de Aceguá, Arroio do Padre, Capela de Santana, Eldorado do Sul, Encruzilhada do Sul, Guaíba, Nova Santa Rita São Jerônimo, São Lourenço do Sul, Pelotas e Viamão vinculados a quatro cooperativas: Sul Ecológica de Agricultores Familiares, Cooperativa de Produtores Agropecuária Nova Santa Rita, Cooperativa de Produção Agropecuária Sete de Julho e Cooperativa dos Trabahadores Assentados da Região de Porto Alegre.
Nos próximos 12 meses, os agricultores fornecerão cerca de 396 toneladas de produtos orgânicos como abóbora, alface, arroz, batata doce, couve folha, melancia, milho verde, repolho e tomate. Os alimentos serão doados para Fundação Nacional do Índio – FUNAI/MJ, Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESA/MS, Fundação Cultural Palmares -FCP e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, e beneficiarão mais de 49 mil pessoas em situação de insegurança alimentar e/ou nutricional nos municípios de Guaíba, Porto Alegre e São Lourenço do Sul.
O PAA tem como finalidade essencial o apoio aos agricultores familiares, por meio da aquisição de alimentos de sua produção. Os produtos são adquiridos por meio de associações ou cooperativas e destinados ao abastecimento da rede socioassistencial, da rede pública e filantrópica de ensino e saúde, e de equipamentos de alimentação e nutrição e de segurança pública. O Programa é operacionalizado pela Conab em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
Fonte: Conab
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor