Com o intuito de promover uma troca de conhecimentos, contribuir com questões técnicas e divulgar os programas voltados aos pequenos agricultores do Município, as secretarias de Agricultura e de Saúde, através da Vigilância Sanitária, e em parceria com a EMATER promovem o I Seminário Regional de Agroindústria Familiar nesta quinta-feira, 28.
O evento, que reunirá cerca de 50 municípios do Rio Grande do Sul, ocorre na Fundação Casa das Artes e tem entrada gratuita para o público em geral. Os interessados em participar do encontro podem se inscrever no local por meio do número do CPF, nome e data de nascimento ou por meio dos telefones (54) 3055-7169, Secretaria de Agricultura ou (54) 3452-2289, EMATER/BG.
Para os organizadores do evento o Seminário irá possibilitar agregação de valor à produção primária, melhorando a renda e as condições gerais de vida dos agricultores familiares, desencadeando um processo de desenvolvimento socioeconômico em nível municipal, regional e estadual.
O encontro contará com um ciclo de palestras apresentando os programas desenvolvidos pela Prefeitura em prol das agroindústrias familiares, como o Programa Estadual de Agroindústria Familiar, o Projeto Piloto de Registro do Vinho Colonial e o Selo Sabor de Bento. Além disso, o evento traz a Exposição de Máquinas e Equipamentos para o setor, a fim de aproximar os agricultores dos fornecedores.
O encerramento das atividades consistirá em uma “mesa redonda”, onde os profissionais da Secretaria de Agricultura, Vigilância Sanitária e EMATER apresentarão um case da atuação e do trabalho em conjunto dos programas de agroindústria familiar estadual e municipal. Após, três representantes das agroindústrias do Município darão seu depoimento sobre o tema. Ao final, será servido um coquetel.
O Seminário Regional de Agroindústria Familiar conta com o apoio do Governo Estadual e Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRGS), Sindicato de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH), Sicredi, Fundação Casa das Artes e das secretarias Municipais de Turismo, Meio Ambiente e Cultura.
Programação
8h30: Recepção
9h: Abertura
9h30: Programa Estadual de Agroindústria Familiar, avanços e perspectivas – Eng° Agr° Marcio Luiz Dalbem – EMATER/RS-ASCAR e Maluza Machado Feltrin – Coordenadora do Programa Estadual de Agroindústria – SDR
10h15: Projeto Piloto de Registro do Vinho Colonial em Bento Gonçalves – Enólogo Thompsson Benhur Didone – EMATER/RS-ASCAR
11h15: Intervalo para almoço e visitação à Exposição de Máquinas e Equipamentos para Agroindústria Familiar – Rua Coberta (anexo à Casa das Artes)
13h30: Normas de Fiscalização – Vilar Ricardo Gewehr – Coordenador DISPOA Estadual
14h30: Case dos Programas de Agroindústrias atuantes em Bento Gonçalves:
Méd. Veterinário Cristiano Selbach – Secretaria Municipal de Agricultura/BG
Tecnólogo em Alimentos Neiton Bittencourt Perufo – EMATER/RS-ASCAR
Tecnólogo em Alimentos Rafael Vieira – Vigilância Sanitária/BG
15h45: Case de Agroindústria de Bento Gonçalves
Fonte:Assessoria de Comunicação Social
Foto: Divulgação/ SMDA
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor