Foi realizada nesta segunda-feira, 25, na sede do Sesi, em Portão, uma Audiência Pública para tratar da implantação da “Rodovia da Serra”, extensão da BR-448 entre Esteio e o município de Portão. A proposta visa a pavimentação de 17km, o que permitiria aos condutores da Serra não ingressar na BR-116, no deslocamento até Porto Alegre.
O deputado estadual, Lucas Redecker, é o presidente da Frente Parlamentar Apoio à Extensão da BR 448 na Assembleia Legislativa, instalada no mês de julho, e que tem como missão chamar a atenção da sociedade para a necessidade da obra.
“Esta é a primeira mobilização regional; depois disso a comissão tem que se mobilizar em Brasília para conseguir incluir o incídio da obra para 2019”, comentou o deputado.
O orçamento inicial estipulado é que a extensão da rodovia custe R$ 1 bilhão, sendo executado por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).
O presidente da CICs Serra (Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha), Édson Morello, diz que “a reivindicação não é somente pelo desconforto da BR-116, principalmente em São Leopoldo, mas pela necessidade de escoamento da produção”.
Sobre a extensão da BR 448
O lote 2, como é chamado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), pretende ampliar a rodovia em 18,7 quilômetros a partir do quilômetro 6, em Esteio, até a RS-240, em Portão, no Vale dos Sinos. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) está aos cuidados do DNIT e do Consórcio Magna-Enecon, com custo estimado de R$ 1 milhão. O levantamento técnico também contempla o Lote 3 de expansão da Rodovia do Parque, que vai da RS-240, em Portão, até a BR-116, em Novo Hamburgo.
Foto: Cassius André Fanti
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações do Diário de Canoas
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