Três projetos de lei, sete emendas modificativas e dois pedidos de arquivamento de matérias foram aprovados pela Câmara Municipal de Bento Gonçalves na Sessão Ordinária dessa segunda-feira (25). O plenário ainda rejeitou uma emenda. Das 13 matérias presentes na Ordem do Dia, dez eram de autoria parlamentar e três foram enviadas pelo Poder Executivo.
A primeira matéria aprovada, em turno único e por maioria de votos, foi o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 189/2017, que tramita em regime de urgência. A proposição, protocolada pelo Executivo municipal, trata da abertura de um crédito especial de R$ 200.143,24 para a Secretaria Municipal de Saúde. O vereador Moacir Camerini (PDT) manifestou-se contrário à matéria.
Já o PLO nº 184/2017, também enviado pelo Executivo municipal, foi aprovado por unanimidade em segunda votação. A proposição autorizar o município e desafetar bem imóvel.
Ambos os projetos aprovados em votação definitiva seguem agora para a sanção ou o veto do prefeito Guilherme Pasin.
Por sua vez, o PLO nº 146/2017, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado por unanimidade em primeiro turno. A proposição tem por meta estabelecer normas para a exploração do comércio ambulante de alimentos preparados e bebidas em Bento Gonçalves.
Antes, contudo, os vereadores também aprovaram em primeira votação sete emendas que alteram o texto do projeto principal. São elas: Emenda nº 22/2017 e Emenda nº 24/2017, ambas de autoria do vereador Gustavo Sperotto (DEM), Emenda nº 27/2017, de autoria do vereador Eduardo Virissimo (PP), Emenda nº 62/2017, Emenda nº 63/2017 e Emenda nº 64/2017, as três de autoria do vereador Rafael Pasqualotto (PP), e Emenda nº 72/2017, de autoria do vereador Idasir dos Santos (PMDB).
Os parlamentares rejeitaram ainda, por maioria de votos, a Emenda nº 20/2017, protocolada pelo vereador Gustavo Sperotto. O plenário também aprovou, por unanimidade, o pedido de arquivamento, feito pelo mesmo parlamentar, de uma emenda apresentada por ele durante a sessão.
Por fim, foi aprovado, por unanimidade, o pedido de arquivamento do PLO nº 188/2017, feito pelo autor do projeto, vereador Anderson Zanella (PSD). A matéria pretendia alterar dispositivo da Lei Municipal nº 1.877/1990, que criou o título honorífico de cidadão de Bento Gonçalves.
A Sessão Ordinária também contou com a presença do presidente do Observatório Social de Bento Gonçalves, Daniel Amadio, que divulgou o relatório quadrimestral da entidade.
Assista à gravação na íntegra da Sessão Ordinária no canal do Youtube da TV Câmara Bento.
Fonte: Câmara Bento
Comandante do Corpo de Bombeiros de Bento orienta população sobre possíveis acidentes ligados ao inverno
Última semana da mostra artística “Colagens”, de João Genaro, no Museu do Imigrante, em Bento
Prefeitura realiza obras de drenagem na parte superior da Rua Aristides Bertuol, no Eucaliptos, em Bento