Na sexta-feira (22), a Câmara Municipal de Bento Gonçalves em parceria com o Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (IGAM), realizou um curso de formação para servidores e vereadores, sobre processo legislativo.
O encontro foi ministrado pelo professor André Leandro Barbi de Souza, advogado e sócio-diretor do IGAM com especialização em direito político. Os 44 participantes, tiveram a oportunidade de aprimorar os conhecimentos sobre o processo de elaboração e tramitação das leis. Segundo o palestrante, a elaboração de uma lei, deve levar em conta a sua necessidade e principalmente a efetividade de sua consequência social. O advogado abordou ainda sobre as leis que podem ser tratadas pelo Poder Legislativo e o que é reservado apenas ao Poder Executivo observando alguns aspectos como o vício de iniciativa. “Quando houver indicação de autoria na Constituição Federal ou na Lei Orgânica do Município para um determinado projeto de lei, a iniciativa é reservada, ou seja, não admite delegação e a sua inobservância produz inconstitucionalidade formal denominada “vício de origem”, explicou o professor.
Para o presidente da Casa, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB) é fundamental que o Poder Legislativo usufrua de parcerias como esta, onde há possibilidade do servidor e vereador adquirir conhecimento, no intuito de oferecer cada vez mais, qualidade e empatia nos serviços prestados à população.
Este é o segundo curso de formação oferecido gratuitamente aos servidores e vereadores da Casa. No mês de maio, os funcionários e parlamentares participaram do curso sobre Técnicas Legislativas, ministrada em parceria com Delegação das Prefeituras Municipais (DPM).
Fonte: Câmara de Bento
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS