Trabalhadores de nove construtoras de Bento Gonçalves (Arcari, Construbel+, Engepas, Molder, MPA, Nimbus, Panazzolo, Poletto e Sarcon ) que estão participando da Campanha de Saúde e Segurança nos Canteiros de Obras, realizada pela Ascon e pelo Sesi, estão sendo beneficiados com uma série de atividades de conscientização. A próxima etapa entra em ação na próxima semana com a temática “Educação em Saúde Bucal”.
Nesta fase, o foco será a valorização do trabalhador da construção civil com abordagens sobre a importância da saúde bucal, com o objetivo de capacitar, sensibilizar e multiplicar o conhecimento do funcionário em relação ao autocuidado com a boca, reduzindo a incidência de doenças bucais e outros problemas provenientes da má higiene bucal. As visitas acontecerão na segunda quinzena de setembro e primeira de outubro, atingindo trabalhadores em 12 canteiros de obras.
Para o diretor da Construtora Poletto, Irani Raymondi, segurança é sempre o melhor investimento. “Abrimos as portas das nossas obras para esta iniciativa e sempre iremos participar de ações com este foco. Envolvemos mais de 60 trabalhadores, pois prezamos pela vida. Segurança nunca é demais”, destaca.
Na Panazzolo Construções e Incorporações, 27 trabalhadores foram beneficiados. Segundo o diretor Diego Panazzolo, foi possível perceber o quanto o grupo aprendeu. “Não basta trabalhar noções de segurança internamente. Esta ação agregou e muito, trazendo uma nova visão para nossos colaboradores. Eles puderem perceber que a segurança é importante não apenas para a empresa, mas principalmente para eles, para suas famílias, e isso fez a diferença”, frisou.
O diretor da MPA Incorporadora, Lúcio Possebon, evidencia a relevância deste tipo de campanha para a qualidade de vida de seus trabalhadores. “Segurança é um assunto sério, que recebe atenção especial da nossa empresa. E essas medidas de conscientização são prática permanente em nossos canteiros”, afirma.
Mais sobre a campanha
A campanha iniciou durante o mês de julho com a realização de intervenções em canteiros de obras, com duração aproximada de 20 minutos. “Segurança no Trabalho” foi o tema principal, com abordagens em torno da importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), autocuidado e valorização da vida, proporcionando ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros.
O trabalho encerra com a implantação da terceira etapa, prevista para acontecer entre os meses de outubro e novembro. O assunto será “Administração Financeira”, que dará noções sobre organização e planejamento financeiro, revendo hábitos e atitudes de consumo, possibilitando a melhoria da qualidade de vida, reduzindo o estresse e desconfortos gerados em decorrência deste desiquilíbrio.
A campanha, lançada dia 21 de junho por ocasião da palestra “Qualidade de vida do trabalhador da construção civil – Cenários e Desafios”, está percorrendo 12 obras de Bento Gonçalves, conscientizando e beneficiando centenas de profissionais do setor.
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS
Alunos da rede pública de ensino de Bento recebem Medalha de Ouro da OBMEP, no Rio de Janeiro
Entenda proposta de acordo do INSS para devolução de descontos ilegais