A 77ª edição da Operação Viagem Segura de Independência do Brasil encerrou-se à meia-noite desse domingo (10) com 35.095 veículos fiscalizados e 10.924 mil autuações. Desde a zero hora da quarta-feira (06), foram recolhidos 953 veículos e 283 carteiras de habilitação irregulares.
Em cinco dias, foram contabilizadas 15 mortes no trânsito (média de três mortes por dia). No ano passado, como o feriado caiu numa quarta-feira, a operação durou apenas um dia, e duas pessoas perderam a vida nessas 24 horas. O total de mortes em 2016 chegou a três, considerando-se a que veio a ocorrer em até 30 dias após o acidente.
Os órgãos de fiscalização realizaram 3.154 testes de etilômetro e autuaram 103 condutores por embriaguez, sendo que 55, além de responderem por infração administrativa, foram enquadrados em crime de trânsito e encaminhados à delegacia (53,4%). Outros 146 foram autuados por recusa ao teste do etilômetro. Todos esses 249 condutores sofrerão as sanções administrativas do artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro: multa de R$2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano (além da retenção do veículo e do documento). Em caso de reincidência em um ano, aplica-se a multa em dobro e é instaurado Processo de Cassação do Direito de Direito de Dirigir em desfavor do infrator.
Sobre a Viagem Segura
A Operação Viagem Segura é um dos principais programas de segurança no trânsito do Estado, contabilizando, desde o feriado de Proclamação da Republica de 2011, mais de 4,9 milhões de veículos fiscalizados.
O resultado foi a autuação de 843,5 mil infrações, o recolhimento de quase 81,6 mil veículos e 21,9 mil Carteiras Nacionais de Habilitação.
Foram realizados 171,7 mil testes de etilômetro, que registraram mais de 16,6 mil infrações por alcoolemia, incluindo aqui 1,7 mil autuações por recusa.
A operação congrega os esforços de Detran/RS, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar (BM), Comando Rodoviário da BM (CRBM) e Polícia Civil para reforçar a fiscalização e promover ações de conscientização nos feriados e datas comemorativas.
Tem o apoio de ANTT, Cetran/RS, Daer, EGR, Famurs, Metroplan, SindiCRD, órgãos de trânsito municipais (EPTC, na Capital), Fecam, Setcergs e Lions Club. A 78ª edição acontece no dia 20 de setembro, feriado estadual de Revolução Farroupilha.
Fonte: Detran/RS
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor