Bento em Cena divulga sua programação

Rir, se emocionar, se divertir e chorar. Um de cada vez ou todos ao mesmo tempo, no mesmo momento. É isso que o primeiro Bento em Cena promete de 21 a 24 de setembro, na Fundação Casa das Artes e na Via Del Vino. Com intuito de promover intercâmbios entre artistas locais, nacionais e internacionais por meio de espetáculos e oficinas de artes cênicas, o festival terá uma programação intensa e diversificada para todas as idades.

O evento começa no dia 21 de setembro, às 15h, na Via Del Vino, com Teatro Mototóti, apresentando a peça “I-Mundo”. Protagonizados pelo casal Carlos Alexandre e Fernanda Beppler, a história apresenta um universo de situações cotidianas ao homem, como nossa relação com a água, com o lixo e a exacerbada corrida das pessoas pelo dinheiro – colocando-o à frente até mesmo de outro ser humano. Porém essas situações são vivenciadas a partir da ótica de dois alienígenas (personagens da história) – assim, o público distancia-se, vendo “de fora”, para posteriormente se identificar com estes dois seres.

No dia 22 de setembro, em duas apresentações, às 15h e 20h, sobe ao placo do Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold, a Orquestra Eintracht, de Campo Bom (RS), com o espetáculo “Andante”. Ele fala da musicalidade como lugar de pertencimento do povo brasileiro. O Andante, que é o homem em busca de suas raízes, é também o andamento musical que remete à freqüência cardíaca. A caminhada deste que representa o brasileiro revela o amor pela terra, a luta por este lugar que ama e a alegria de um povo lutador. O espetáculo tem regência de Ademir Schimidt e direção de Fernando Ochôa. Há 24 anos em cena, a orquestra realizou 135 concertos em 44 cidades, com um público de mais de 135 mil pessoas.

A dança contemporânea marca sua presença no dia 23 de setembro com a Companhia H e seus “Sopros”, na Via Del Vino, às 13h. O espetáculo tem um caráter contemporâneo, pois traz heterogeneidade na formação do corpo de baile, e, no clássico, uma utilização de elementos nativistas, na música e no figurino. A Companhia H é um grupo independente e atua a 18 anos no cenário cultural.

Para finalizar a programação, no dia 24 de setembro, às 20h, a Ânima Cia de Dança apresenta seu espetáculo “Acuados”, no Anfiteatro da Fundação Casa das Artes. Com direção geral e coreográfica de Eva Schul, a montagem traz para o palco a denúncia sobre a violência contra a mulher, especialmente no âmbito doméstico e as consequências que esta violência gera na família e nas relações sociais dos envolvidos. A companhia foi fundada em 1991 e desenvolve estudos, pesquisas e trabalhos na área.

Já os workshops acontecem nos dias 23 e 24 de setembro, na Fundação Casa das Artes, com inscrições gratuitas.

O primeiro é Contempurbano, das 15h às 18h, com Driko Oliveira, Mariano Neto e Letícia Paranhos da Companhia H. Os professores apresentarão seus trabalhos de pesquisa usando três bases: Ballet Clássico, Danças Urbanas e Dança Contemporânea. O trabalho remete às possibilidades ilimitadas de transformação do movimento mais puro a partir da combinação das diferentes técnicas.

O segundo é sobre teatro e acontece no dia 24 com a atriz e diretora Vika Schabbach, das 13h30 às 17h30. O público-alvo é atores e bailarinos. Nascida em Venâncio Aires (RS), Vika é graduada em Interpretação Teatral e Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Iniciou na área cultural como bailarina, participando como professora e codiretora dos espetáculos da École de Danses.

Inscrições para os Workshops via email: culturabento@gmail.com ou pelo telefone: 3454 5211

O Bento em Cena tem a realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundação Casa das Artes. E conta com o apoio da DWR e patrocínio da Caixa Econômica Federal e Giordani Turismo.

Fonte: Cultura Bento

error: Conteúdo Protegido