Após a definição da presidência do Fórum de Políticas Públicas, no último dia 30 de agosto, o sábado, dia 2, foi marcado por um encontro entre o Conselho Municipal de Planejamento (COMPLAN), Poder Público e vereadores. Na oportunidade aconteceu a apresentação da Revisão do Plano Diretor para os parlamentares. O reunião foi fechada e a imprensa não foi informada.
O plano diretor sintetiza e torna explícitos os objetivos consensuais para o município, estabelecendo princípios, diretrizes e normas a serem utilizadas como base para as decisões dos atores envolvidos no processo de desenvolvimento urbano.
Na oportunidade, a presidente do COMPLAN, Melissa Bertoletti Gauer apresentou as informações da Revisão. Ao todo, serão seis etapas, desde o início, quando em setembro de 2015 a UFRGS entregou leitura técnica e proposta de Lei, passando pelo prazo para leitura e encaminhamento de propostas formais das entidades.
Entre as sugestões apresentadas pelo estudo da Universidade Federal está a ampliação de dois para quatro pavimentos em construções das ruas Xingu, Herny Hugo Dreher e da Av. Planalto, local conhecido como corredor gastronômico, onde há grande concentração de turistas e da população em geral.
Na terceira fase, o COMPLAN (IPURB, ASCON, AEARV, CIC, ASCORI, OAB e CREA), e os Conselhos Deliberativos nos Distritos, para tratar da área rural, iniciaram os encontros semanais, de maio de 2016 a maio de 2017, com a revisão técnica do que a UFRGS entregou juntamente com as propostas das entidades.
Na quarta etapa houve a compilação das propostas, que serão apresentadas no próximo dia 13, ao Fórum de Políticas Públicas. Na sexta e última fase, o Conselho encaminhará o Plano a Câmara de Vereadores.
O Fórum é formado por 62 entidades; 16 representantes de entidades governamentais vinculadas às questões do desenvolvimento territorial; sete representantes do setor produtivo; quatro representantes de moradores e organizações não governamentais; 15 representantes de todos os Conselhos Municipais; um representante do Patrimônio Histórico e Cultural – Museu ou Fundação Casa das Artes; cinco representantes das Distritais; quatro representantes da AEARV, ASCON, ASARVI e ASCORI; quatro representantes das Universidades locais; três representantes de associações ambientais (ABEPAM, PROAMB e outras); um representante do Sindicato dos Transportes; um representante dos Meios de Comunicação; e um representante dos Artistas e Artesãos.
Participaram da reunião no último sábado, o prefeito Guilherme Pasin, o vice-prefeito Aido Bertuol, o diretor do IPURB e presidente do Fórum de Políticas Públicas Vanderlei Mesquita, o secretário Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Amarildo Lucatelli, além do presidente da Câmara de Vereadores Moisés Scussel Neto e dos vereadores, Eduardo Viríssimo, Anderson Zanella, José Elvio de Lima, Gilmar Pessutto, Agostinho Petroli, Idasir dos Santos, Neri Mazzochin, Rafael Pasqualotto, Sidinei da Silva, Valdemir Antonio Marini e Volnei Christófoli.
Foto: Emanuele Nicola
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor