A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h realizou no mês de agosto, 11.492 atendimentos, sendo 8.772 clínicos, 2.324 pediátricos e 846 procedimentos de enfermagem, como aplicações de medicamentos, curativos e retiradas de pontos.
De acordo com o Protocolo de Classificação de Risco do Ministério da Saúde, a triagem classifica os pacientes com as cores azul, verde, amarelo e vermelho. A cor azul significa não urgente; verde, pouco urgente; amarelo, urgência; e vermelho, emergência. Do total de atendimentos, 18% foram fichas azuis, 68% verdes, 13% amarelas e 1% vermelhas.
A UPA 24h funciona como unidade de baixa e alta complexidade, destinada a atendimentos de urgência e emergência, e trabalha com o Protocolo a fim de orientar e organizar o fluxo de atendimento médico. “Temos um grande número de atendimentos, uma capacidade técnica instalada para atender a toda nossa população. Estamos em uma constante busca de qualificação para melhor atender a todos. Conseguimos oferecer médicos e todos os profissionais necessários, além da medicação necessária aos nossos cidadãos”, afirma o secretário de Saúde, Diogo Siqueira.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) tem por objetivo atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais.
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família
Bento: SMMAM auxilia no resgate de animais silvestres
Livro reconstitui memórias e legado cultural de Garibaldi