Consolidada como um centro de qualificação, networking e negócios para varejo, distribuidores e indústria, a 36ª Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2017 chega ao seu encerramento nesta quinta-feira (24), no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, com números que refletem o momento do setor supermercadista nos últimos meses: o índice de visitantes na feira de negócios cresceu 9%, chegando aos 48 mil acessos nos três dias. Com relação ao volume de transações entre expositores e visitantes, o total negociado nos três dias chegará aos R$ 482 milhões até o encerramento do evento, segundo estimativas do Instituto Segmento Pesquisas – que ouviu 104 expositores da Expoagas 2017 nos dois primeiros dias do encontro. O dado representa um crescimento de 2,7% nos negócios fechados na feira, na comparação com a edição passada do evento. “É um dado que acompanha o crescimento das vendas do setor no ano, mostrando que a feira é realmente um espelho das movimentações do mercado”, observa o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo.
A feira de negócios congregou representantes de 6,9 mil empresas de diferentes segmentos da economia. Majoritariamente varejistas, os visitantes contemplaram setores como supermercados (60,7%), atacados (8,9%), padarias (5,5%), restaurantes (3,6%), lojas de conveniência (1,1%), açougues (0,9%), bares (0,6%), farmácias (0,4%) e hotéis (0,3%), entre outros. Para atrair outros segmentos do comércio, a Agas isentou os ingressos para varejistas de todos os segmentos nas inscrições prévias, encerradas na semana anterior ao evento. “Queremos oportunizar aos expositores clientes de todos os setores, assim como buscamos garantir a todo o varejo os mesmos fornecedores dos supermercados”, destaca Longo. Durante os três dias da feira, os 347 expositores apresentaram aproximadamente 800 lançamentos de produtos e equipamentos, que chegarão às prateleiras dos supermercados cerca de 15 dias após o encerramento da Expoagas 2017. “A feira mostrou tendências que estão em evidência no mercado, como a preocupação dos consumidores com sua saúde e bem-estar e com uma alimentação mais saudável”, pontua o dirigente da Associação.
O montante transacionado entre visitantes e expositores significa uma venda média de R$ 1,3 milhão por estande. “Em média, cada expositor investiu na feira cerca de 4% do que vendeu somente nos três dias. Além disso, muitos negócios são levantados na Expoagas e concretizados posteriormente”, lembra o presidente da Associação, Antônio Cesa Longo, destacando que os gaúchos mais uma vez foram maioria entre os estandes – 72% do total de empresas expositoras. A Expoagas 2017 também oportunizou estandes menores, de 4m² e de 9m², com valores reduzidos, para que pequenas empresas participassem do evento. “Estamos saindo da edição de 2017 com 80% dos estandes para a Expoagas 2018 renovados. Este é o número que mais nos satisfaz, embora busquemos sempre oportunizar a novas empresas o grande palco de oportunidades e de negócios que é a feira”, comemora o presidente da Agas.
29% dos visitantes estrearam na feira – Um dos dados que mais chamou a atenção dos organizadores da Expoagas 2017 mostra que 29,5% dos visitantes estiveram na feira pela primeira vez neste ano. “Isso mostra porquê o volume de negócios não acompanhou o crescimento no fluxo de pessoas, já que muitos visitantes estavam conhecendo pela primeira vez o evento”, explica Longo. Os participantes da Expoagas 2017 são oriundos de 11 países e dos 27 estados brasileiros – e 93% dos visitantes são gaúchos. Com relação ao gênero, a Expoagas 2017 recebeu 63,3% de visitantes homens e 36,7% de mulheres.
Pesquisa mostra satisfação dos expositores – Na pesquisa realizada pelo Instituto Segmento durante os dois primeiros dias da feira, foram ouvidas 104 empresas de todos os portes, sendo 74,1% da indústria, 11,5% do serviço e 14,4% do setor de comércio. Segundo os dados apurados, 58,9% das vendas concretizadas pelos expositores na Expoagas 2017 foram fechadas junto a varejistas gaúchos, 36,3% a compradores de outros estados brasileiros e 4,8% junto a companhias de outros países. De acordo com o estudo, 53,9% dos expositores informaram que realizaram negócios com profissionais de outros setores, além dos supermercadistas. Os segmentos mais citados pelos expositores foram, pela ordem, restaurantes (58,9%), padarias (41,1%), hotéis (35,7%) e bares (26,8%). As empresas expositoras ouvidas apontaram que, em média, as vendas na Expoagas representam 18,9% do total do faturamento de agosto. Com relação à importância do evento, 76% dos expositores ampliaram a carta de clientes nos dois primeiros dias da feira e 99% atribuíram à Expoagas 2017 a classificação de muito importante ou importante para o desenvolvimento da dos negócios da sua companhia.
Cenário de otimismo – Neste ano, o levantamento do Instituto Segmento também abordou questões relacionadas à economia e aos escândalos políticos do País. No estudo, 78% dos entrevistados disseram já terem notado sinais de retomada da economia em seu negócio, e 96,2% apontaram que a crise mudou os hábitos de consumo dos gaúchos. Outro dado importante apresentado pelo levantamento mostra que 82,3% dos empresários entrevistados pretendem investir e/ou contratar novos funcionários ainda em 2017. Para 80,8% dos expositores ouvidos, os escândalos políticos afetaram de alguma forma seu negócio.
Carro será sorteado hoje entre os compradores – Para estimular que os negócios sejam concretizados na Expoagas 2017, a Agas sorteará um automóvel HB20 zero quilômetro, ao final desta quinta-feira (24), entre os visitantes que tiverem efetuado pelo menos R$ 1 mil em compras junto aos expositores.
Melhores estandes são agraciados – Outra iniciativa com vistas à qualificação do evento é o Prêmio Expoagas/Popai Brasil, que também será entregue na noite desta quinta-feira (24) e vai premiar os estandes que mais se destacaram por sua atratividade e promoções comerciais. Os vencedores foram escolhidos a partir de três critérios e divididos em duas categorias de tamanho:
Melhor design de estande
Grande porte:
1) Cooperativa Piá
2) Vinícola Aurora
3) Vinícola Garibaldi
Médio porte:
1) Gota Limpa
2) Naturovos
3) Proforte
Melhor Ação Promocional
Grande porte:
1) Romena
2) Marquespan
3) Orquídea
Médio porte:
1) Gota Limpa
2) Bebidas Chiamulera
3) Grupo BRQ
Melhor Exposição de Produtos
Grande porte:
1) Nordeste Alimentos
2) Vinícola Aurora
3) Naturale
Médio porte:
1) Bebidas Fruki
2) Silvestrin Frutas
3) Gusman Alimentos
Convenção – Além da feira de negócios, a 36ª Convenção Gaúcha de Supermercados foi marcada por uma extensa programação, que contemplou gestores e colaboradores dos mais diferentes setores do varejo e da indústria e teve nomes como Serginho Groisman, Leandro Karnal e Ricardo Amorim. A programação técnica, que inclui palestras para jovens e mulheres do setor, contou ainda com painéis temáticos, visitas técnicas e oficinas práticas durante os três dias de Expoagas 2017.
A Expoagas 2018, que terá o tema “Acelerando os Bons Negócios”, ocorrerá de 21 a 23 de agosto do ano que vem no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor