O desenvolvimento do setor agropecuário gaúcho é o tema que a Emater apresenta na 40ª edição da Expointer, que acontece de 26 de agosto a 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Presente em 493 dos 497 município do Rio Grande do Sul e com mais de 2 mil profissionais que atendem em média 250 mil famílias, a Emater vai divulgar, durante a Expointer, as ações realizadas pela Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) oficial do Rio Grande do Sul.
A Instituição, conveniada da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, vai mostrar as ações desenvolvidas em agroindústria, abelhas melíponas e apis, lavoura de resultados, pecuária familiar: equinos, policultivo de carpas, conservação de solo, horta comercial, familiar e em pequenos espaços, gestão ambiental, turismo rural, cooperativismo, classificação e certificação da erva-mate, irrigação, leite (terneiras, pastagens e carrapato) e saneamento básico.
Uma dessas ações é o assessoramento às famílias dos agricultores, desde a produção da matéria-prima e o processamento até a agroindustrialização e comercialização de alimentos e artesanatos, como os que podem ser conferidos no Pavilhão da Agricultura Familiar, um dos espaços mais visitados durante a feira, desde sua inauguração, no ano 2000.
Agricultura familiar em foco
Neste ano, o Pavilhão da Agricultura Familiar conta com 201 expositores que, assistidos pela Emater, comercializarão queijos, bolachas, cucas, salames e copas, geleias, conservas, sucos, vinhos, cachaças e artesanato. Esses produtos, que têm o sabor colonial gaúcho, também são divulgados em eventos realizados no espaço da Emater, como o Seminário do Queijo Colonial, o encontro para celebrar a cadeia produtiva do queijo artesanal serrano, a atualização da pesquisa do leite, o lançamento do Livro Rede Leite, uma roda de conversa sobre Agricultura e Alimentação em Sociedades Urbanizadas e a comemoração da milésima agroindústria legalizada no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), a Engenho Velho, de Roque Gonzales.
Também está previsto o lançamento de importantes eventos, como o Dia de Campo em Bovinos de Leite, que será realizado em novembro em Serafina Correa, e o 1º Seminário Regional de Agroindústria Familiar, que acontece dia 28 de setembro em Bento Gonçalves.
E é de Bento Gonçalves a agenda de regulamentação do Vinho Colonial. O objetivo é reunir as instituições envolvidas com o resgate e a adequação sanitária, ambiental e tributária das vinícolas coloniais para elaborar um passo a passo para obtenção da regularização desses empreendimentos, fortalecendo a atuação da Emater, enquanto extensionistas, e valorizando os produtos típicos da colônia.
No domingo (27), às 11h, haverá uma solenidade para o lançamento do Projeto de Parceria para Assistência Técnica e Extensão Rural e Social de 1,5 mil famílias em vulnerabilidade social (CadÚnico), entre a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e a Emater. Estarão presentes o presidente da (Anater), Valmisoney Moreira Jardim, e o secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário e presidente do Conselho de Administração da Anater, José Ricardo Ramos Roseno.
Nesse projeto serão investidos R$ 4.672.500,00 até abril de 2020, para o assessoramento a 860 famílias indígenas, 463 famílias quilombolas e 177 famílias de pescadores artesanais gaúchos, que ainda não foram contemplados com políticas públicas de inclusão social e produtiva.
Com o tema central ‘O desenvolvimento do setor agropecuário gaúcho’, a Emater promove o tradicional Café da Manhã com a Imprensa, quando são divulgadas as estimativas iniciais de produção e produtividade para a Safra de Grãos de Verão 2017/2018.
Parcelas
Veja os temas de cada parcela do espaço da Emater na Expointer:
Abelhas – melíponas e apis: O espaço abordará os ‘caminhos do mel’, com melíponas e apis. O espaço tem como objetivo mostrar aos visitantes a percepção dos processos que envolvem a cadeia do mel. Serão apresentadas algumas plantas com potencial melífero, manuseio de melíponas, implementos utilizados na atividade, colheita e comercialização dos produtos apícolas.
Parcerias envolvidas – Centros de Treinamento da Emater de várias regiões, associações de apicultores e meliponicultores, comerciantes de produtos voltados à cadeia do mel e viveiristas.
Lavoura de resultados – Espaço destinado à divulgação do trabalho do Projeto Lavoura de Resultado: Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIP) – Resultados das últimas duas safras. No espaço será demonstrada a metodologia para prevenção e controle da ferrugem asiática, MIP e tecnologias de aplicação de defensivos e agrotóxicos, com ênfase na deriva: regulagem, calibração de pulverizadores e tipos de bicos.
Pecuária familiar: equinos – O espaço objetiva ressaltar a importância do uso do cavalo como instrumento de trabalho, lazer, esporte e companhia, especialmente no contexto de vida do pecuarista familiar. O mesmo espaço será aproveitado para divulgação do Curso ‘Manejo Básico do Cavalo’, oferecido no Centro de Formação de Agricultores de Montenegro (Cetam).
Policultivo de carpas – Espaço destinado à divulgação da Piscicultura com ênfase no Policultivo de Carpas Húngara, Prateada e Capim.
Conservação de solo – Espaço destinado à divulgação de melhoramento da fertilidade do solo através de práticas conservacionistas, como plantas de cobertura do solo para adubação verde, terraceamento e cordões vegetados. Além destes temas, o espaço também demonstrará técnicas de vermicompostagem e compostagem laminar.
Irrigação – Neste espaço será apresentado um sistema de irrigação para demonstrar aos agricultores que a pequena irrigação por aspersão pode ser automatizada, minimizando a mão de obra com essa tecnologia acessível. Essa medida propicia a irrigação noturna, melhorando a eficiência da irrigação e maximizando o uso da energia elétrica mais barata. A temática possibilitará ao agricultor conhecer um sistema de irrigação desde a captação da água, passando pela bomba, tubulações até o aspersor.
Horta comercial, familiar e em pequenos espaços – Espaço destinado à divulgação da olericultura em três ambientes de produção: estufa, sombrite e pequenas estruturas de túneis. Correlacionar técnicas de produção comercial com cultivo em pequenos espaços e horta urbana. No espaço serão apresentadas várias formas de cultivo de olerícolas em substrato e canteiros, na perspectiva de apontar aos agricultores diversas ideias e técnicas para produção em bancada, na perspectiva de redução de penosidade.
Bovinocultura de leite – Espaço destinado à produção de leite à base de pasto, com ênfase na criação da terneira, espécies forrageiras e controle do carrapato.
Gestão ambiental – No espaço aberto serão expostos trabalhos de agrofloresta e agroecologia junto a unidades de referências. No espaço coberto serão apresentados trabalhos de informação e aplicação de qualidade da água e destino de lixo, além do trabalho de resgate da agrobiodiversidade. A construção da temática será conjunta com as entidades estruturantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), em destaque com os centros ambientais da Região Metropolitana.
Energia solar – Espaço destinado à divulgação das ações da Emater no assessoramento às questões relacionadas à energia solar. O momento atual aponta a energia solar como importante insumo aos produtores rurais, quer seja pela qualidade como pela quantidade, além do incremento nos custos de produção. Serão apresentadas tecnologias e estratégias em debate no Rio Grande do Sul.
Aproveitamento de alimentos, Centros de Treinamento da Emater, Cooperativismo, Classificação e Certificação, tubérculos e sementes crioulas e Turismo Rural – Espaço multidisciplinar, com diferentes atividades práticas de forma simultânea, destinado à divulgação dos cursos oferecidos pelos Centros de Treinamento mantidos pela Emater no estado e das ações relacionadas ao cooperativismo, através do Programa de Extensão Cooperativa (PEC), executado pelas Unidades de Cooperativismo da Emater. Também será apresentado o trabalho oferecido pela Gerência de Classificação e Certificação com destaque para a erva-mate, com exposição de todas as ervas certificadas pela Emater e explicar como é feita a classificação de produtos; mostra de variedades de sementes crioulas; e Turismo Rural.
Na parcela do Turismo Rural serão apresentadas as rotas, roteiros e empreendimentos que recebem assessoramento da Emater, como a Região dos Canyons de Mampituba, o Roteiro Baumchneiss de Dois Irmãos, o Roteiro Vale do Paraíso Morro Azul em Três Cachoeiras, a Rota dos Butiazais em Tapes e Barra do Ribeiro, o Caminhos do Rural Saudável de Igrejinha, a Rota da Lavanda de Morro Reuter e o Caminho das Pipas de Rolante.
Saneamento Básico e Gestão Sustentável da Agricultura Familiar – Espaço destinado a informar sobre técnicas de saneamento e sobre os programas estaduais de Saneamento Básico e de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar.
Cozinha Demonstrativa com receitas de aproveitamento integral dos alimentos encontrados na horta – Diariamente, às 10h, 11h, 14h e 15h, haverá demonstração de saborosas e criativas receitas que comprovam a riqueza e a diversidade de alimentos encontrados nas hortas de grande parte dos agricultores familiares. Entre as receitas a serem elaboradas e degustadas no espaço da Emater estão a de bolo de legumes sem glúten, de bala de gengibre, croquete de mandioca, suco amarelo refrescante, hambúrger de couve-flor, pão trançado colorido, bolacha maria de batata doce, suco misto, salada de yacon com lentilha e ervilha torta, doce de chuchu, bolo de banana, suco verde, sopa creme de abóbora com agrião, arroz doce e de vitamina de morango.
Fonte: Palácio do Piratini
Última semana da mostra artística “Colagens”, de João Genaro, no Museu do Imigrante, em Bento
Prefeitura realiza obras de drenagem na parte superior da Rua Aristides Bertuol, no Eucaliptos, em Bento
Julho começa com centenas de cidades abaixo de zero; veja as mínimas