O Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno do Hospital Tacchini realizou entre os dias primeiro e sete de agosto ações para marcar a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Seguindo o tema preconizado pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba)*, o evento contou com a participação de lactantes e gestantes que foram convidadas pelos organizadores. A Enfermeira responsável pelo Processo Materno Infantil do Hospital Tacchini, Ana Paula Silveira, esclarece que o tema é bastante relevante. “Amamentação é algo muito importante na vida dos bebês, e no s seu desenvolvimento saudável. Todos devemos incentivar e apoiar este ato de amor que certamente vai trazer muitos benefícios para o futuro das crianças”, avalia.
Na programação, além do ‘Cantinho da Amamentação’, que permitiu a realização de atividades com as participantes, ocorreu palestra abordando o tema e foi realizado curso para gestantes no auditório do Hospital. “Outro ponto alto foi a visita realizada à sala de coleta de leite materno, mostrando nossa estrutura e a atenção que é dada às puérperas cujos bebês estão internados e que precisam coletar leite a fim de alimentá-los”, explica a enfermeira Angela Callegari Boeira, Coordenadora do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno do Hospital, que também atuou na organização do evento. “Todos os anos trabalhamos em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e, este ano, não foi diferente. Também participamos com o poder público, mas procuramos reforçar o tema dentro do hospital e acredito que foi bastante positivo”, avalia. Angela destaca ainda que tanto ela quanto o Hospital Tacchini estão certificados pela Waba para desenvolver ações que visam o apoio e o incentivo ao aleitamento materno. O certificado foi entregue em evento realizado pela Secretaria Municipal da Saúde.
Paralelo às ações da Semana do Aleitamento Materno, o Grupo de Aleitamento Materno passou a adotar alguns protocolos que visam melhorar a assistência e segurança oferecida aos recém-nascidos do Hospital Tacchini. “Esse trabalho é feito em conjunto com o serviço de nutrição do Hospital e os resultados que obtivemos foram muito satisfatórios. A grande maioria das crianças tem tido alta do hospital em Aleitamento Materno Exclusivo, conforme preconização da OMS (Organização Mundial da Saúde), que orienta amamentação exclusiva até o 6º mês de vida e continuada arte os dois anos ou mais.
* Waba é uma rede mundial de organizações e indivíduos que acreditam que a amamentação é um direito de todas as mulheres e crianças e dedicam-se a proteger, promover e apoiar esse direito.
Fonte: Assessoria Tacchini
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor