Pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves revela expectativa de vendas 10% maiores em 2017, no comparativo com o ano anterior
Datas comemorativas são especiais para o comércio – comumente atrativas pelo valor simbólico e afetivo que representam. Mas, em épocas de recessão, como a que o país atravessa, tornam-se ainda mais significativas para os lojistas, pois estimulam a trabalhar em busca da recuperação em parte da defasagem de vendas.
Em Bento Gonçalves, grande parte dos estabelecimentos revela projeção de vendas 10% maiores em 2017 em relação ao Dia dos Pais do ano passado, segundo uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) com mais de 40 estabelecimentos. Esse otimismo decorre da aposta que muitas lojas estão fazendo em descontos atrativos para atrair a clientela. É o caso da Peruffo, que estima crescimento entre 10% e 15% no comparativo com 2016. “Para nós é uma data muito boa, porque trabalhamos com vários artigos de moda masculina, incluindo a linha esportiva”, comenta o proprietário do magazine, Hermes Peruffo.
Na Andreólio, as estimativas de aumento de vendas apontam para até 7%. A loja já está ofertando alguns descontos em calçados, camisas e sapatênis e incluiu outros artigos – casacos, jaquetas e botas masculinas – com descontos especiais no pagamento à vista e no crediário. A Collecione, a despeito da crise, tem percebido uma crescente nas vendas, e chega ao Dia dos Pais estimando crescimento de 10% no comparativo com o ano anterior. Vários itens de inverno estão em desconto, como blusões que podem ser comprados com condições de preço muito facilitadas, além de moletons e jaquetas mais quentes, que também estão com preço reduzido.
Cada vez mais frequentes no comércio, ações promocionais criativas acompanham as datas comemorativas como estratégia para captação e fidelização dos clientes – num esforço extra, por parte dos lojistas, para estimular o consumidor a retomar seus hábitos de compra.
“O desafio permanente dos lojistas é disputar uma fatia do orçamento familiar, que precisa conciliar o custeio das despesas básicas com a disponibilidade de recursos para presentear. Aí, então, cada estabelecimento deve encontrar atributos que o diferencie dos demais, captando a preferência do cliente, ou seja, tornando-se o local escolhido para o consumidor fazer suas compras. Esse processo é fruto de um investimento continuado em mix variado e renovado, atendimento qualificado para entender e atender às necessidades do consumidor e, principalmente, criatividade na busca por diferenciação e excelência”, avalia o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone.
Fonte: Exata Comunicação
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