Projeto de Lei que incentiva uso de derivados de uva será discutido e votado na Câmara de Caxias

O plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul deverá discutir, na terça-feira, 08 de agosto, o Projeto de Lei nº. 14/2017, de autoria do vereador Alberto Meneguzzi (PSB). O objetivo é incentivar o Executivo, a Câmara Municipal, empresas controladas pelo poder público ou mesmo entidades civis que recebem recursos públicos, a utilizarem vinhos, sucos e derivados de uva produzidos em Caxias do Sul, nos eventos, feiras e festas oficiais. A segunda discussão e votação está marcada para a próxima quinta-feira, 10 de agosto, durante a 80ª Sessão Ordinária de 2017.

O projeto visa o beneficiamento aos pequenos produtores além de dar visibilidade aos produtos caxienses, uma vez que são mais de 1.700 famílias que tiram o seu sustento da vitivinicultura. Juntas, elas produzem, em média, 70.000 toneladas da fruta, anualmente. Além disso, Caxias do Sul conta com 105 cantinas, sendo que 40 delas possuem engarrafamento da bebida.

“Nós precisamos valorizar os nossos produtos e dar o devido valor aos nossos sucos e vinhos. E podemos começar fazendo isso nas festas, feiras e eventos do poder público. Por que comprar de fora se temos aqui e de boa qualidade?”, argumenta Meneguzzi.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul (STR), a totalidade das empresas que produzem vinhos, sucos e derivados, no município, são de pequeno e médio porte. Meneguzzi acredita que o Projeto será bem aceito, tanto pela Casa quanto pelo Executivo, uma vez que pensa em gerar receitas para a economia caxiense. “Todo o vinho e suco de uva aqui produzidos, geram impostos que se transformam em investimentos que beneficiam a população”, comenta.

O Sindicato, juntamente com a Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul), está mobilizando os cantineiros e vitivinicultores para comparecerem ao plenário da Câmara e acompanharem a votação. O projeto original é de autoria do ex-vereador Raimundo Bampi, também do PSB, que foi arquivado pela antiga legislatura. Desta vez, o PL teve a sua redação atualizada.

Fonte: Gabinete do vereador Alberto Meneguzzi

error: Conteúdo Protegido