Semana do aleitamento materno encerra em Bento

De 1º a 7 de agosto se comemora  a 25ª Semana Mundial do Aleitamento Materno. Há 12 anos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GRAM), com o apoio do Gabinete da Primeira-Dama e da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher e Centro REVIVI, realizam atividades em prol do tema. E neste ano, a Semana do Aleitamento Materno em Bento Gonçalves foi marcada por intensas atividades. Na terça-feira, no Auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, houve o II Simpósio de Desenvolvimento Infantil e Rede Cegonha da Região Macro Serra, com o tema “O Impacto da Violência no Desenvolvimento Infantil”.

 

Na ocasião estiveram presentes a primeira- Dama do Município, Cynthia Beatriz Gomes Costa Pasin, o secretário de Saúde, Diogo Siqueira, o presidente da Câmara de Vereadores, Moisés Scussel Neto, a coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde da Criança e da Saúde da Mulher, Rejane Eglior, a bióloga e Técnica em Enfermagem do IFRS, Raquel Ávila e, representando o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GRAM), a enfermeira Evelise Bender.

 

Já na quarta-feira, foi realizado, nas dependências do Shopping Bento, a quarta edição do Mamaço, integrando as atividades da Semana Municipal do Aleitamento Materno, bem como, 25ª Semana Mundial.

 

Participaram da solenidade, o prefeito Guilherme Pasin, a primeira-dama Cynthia Costa Pasin, o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, o presidente da Câmara de Vereadores, Moisés Scussel Neto, o vereador Sidinei da Silva, a coordenadora do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc), enfermeira Núbia Beche, coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Evelise Bender, coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, Érica Fiorin, coordenadora do Centro Revivi e da coordenadoria da Mulher, Regina Zanetti, além da Integrante do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (Gram), Kátya Vieira de Carvalho.
“Esta ação é tão importante porque são seis meses de vida da criança recebendo a amamentação que devem refletir por toda a vida, e por isso agradecemos o apoio de todos que estão envolvidos em prol desta causa desde a primeira edição”, ressalta a primeira-dama Cynthia Costa Pasin.

O Aleitamento Materno é preconizado pela Organização Mundial da Saúde, UNICEF e Ministério da Saúde até os dois anos de idade ou mais, e de forma exclusiva até os seis meses de idade, como único alimento para a criança. Em Bento Gonçalves, há 12 anos, a Secretaria Municipal de Saúde realiza atividades em prol do Aleitamento Materno.

Desde 2010 existe no município o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GRAM), que tem como objetivo conscientizar a população sobre os benefícios da amamentação com o intuito de aumentar a Prevalência de Aleitamento Materno Exclusivo.
Na ocasião, a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) certificou a Secretaria Municipal de Saúde, o GRAM e seus componentes, ás Unidades de Saúde participantes e parceiros pelo apoio em proteger, promover e apoiar esse direito e pelas ações desenvolvidas no Município.

error: Conteúdo Protegido