A Expointer deste ano contará com 3.207 animais de 88 raças diferentes. O prazo de inscrições se encerrou nesta segunda (31).
Houve um crescimento na participação de ovinos neste ano devido à criação de categorias de animais naturalmente coloridos dentro de seis raças: Corriedale, Romney Marsh, Hampshire Down, Texel, Ile de France e Suffolk. No gado de corte, houve um aumento expressivo na participação da raça Normanda, que passou de oito para 25 animais inscritos. Outro ponto positivo foi o crescimento de 44% nas inscrições de zebuínos, em relação ao ano passado.
Haverá, também, estreias na Expointer deste ano: a raça Guzolando aparece pela primeira vez na feira. Oriunda da mistura entre Guzerá e Holandês, a Guzolando é uma raça com aptidão leiteira.
Entre os pequenos animais, 30 raças de coelhos e três de chinchilas foram inscritos, totalizando 338 animais. Por causa do alerta de gripe aviária emitido pelo Ministério da Agricultura, aves e pássaros não poderão participar da Expointer deste ano. “Descontando-se a não participação das aves e pássaros, as demais inscrições mantiveram o número do ano passado. Mesmo com a crise, custos altos e outros problemas, os expositores garantiram sua vaga na Expointer”, avalia Pablo Charão, zootecnista da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação.
De acordo com o secretário Ernani Polo: “o número de animais inscritos é positivo, principalmente quando levamos em consideração a participação inédita da Guzolando e o aumento dos zebuínos e da raça Normanda. Lamentavelmente temos a questão da gripe aviária, que exige muita cautela. A Expointer tem como foco a qualidade dos animais e não a quantidade”.
Fonte: Secretaria de Agricultura do RS
Cinco mil pessoas prestigiam 3ª Festa Julina Solidária da Cooperativa Vinícola Aurora
Governo do Estado inicia trabalho de campo da batimetria no Guaíba
Próximo leilão do DetranRS oferta 611 veículos e sucatas