Obras de restauração da RSC-453, em São Francisco de Paula, estão em fase final

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria dos Transportes, deve entregar, ainda este ano, mais uma obra do Programa Restauro: a recuperação da RSC-453, em São Francisco de Paula. “Os serviços começaram em março e estão em ótimo andamento, o que mostra à sociedade o comprometimento do governo do Estado, por meio do Daer, com a malha rodoviária da região da Serra”, ressaltou o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen.

Além do pavimento, os dispositivos de drenagem e a sinalização serão renovados em uma extensão de 34 quilômetros. Até o momento, foram concluídas a fresagem e a reciclagem em todo o segmento. Essa etapa, que antecede a implantação da capa asfáltica, permitiu que o trabalho avançasse e fosse pavimentado 87% do trecho, entre Lajeado Grande (entroncamento com a ERS-476) e Várzea do Cedro (entroncamento com a ERS-110). Já o trecho entre Várzea do Cedro até Tainhas está finalizado.

“A sinalização provisória também foi executada para preservar a segurança dos usuários”, disse o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti. Segundo ele, a próxima etapa do cronograma é a restauração dos acostamentos. No total, serão investidos R$ 25,5 milhões, recurso obtido por meio de financiamento junto ao Banco Mundial (Bird).

O secretário Westphalen destacou que essa não é a única ação destinada à qualificação da Rota do Sol. O trecho de 53 quilômetros entre Lajeado Grande e a BR-116, em Caxias do Sul, também foi recuperado por meio das obras do Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias da Região da Serra (Crema Serra). Atualmente, o pavimento passa por serviços rotineiros de conservação que vão garantir boas condições de trafegabilidade por, pelo menos, mais quatro anos.

Acordo de Resultados

O Programa Restauro faz parte do Acordo de Resultados, assinado por todas as secretarias e vinculadas, e consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado. Envolve o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.

Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade com intuito de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.

Fonte: Governo do RS

error: Conteúdo Protegido