Nos dias 4 e 5 de agosto, o grupo de oncologia torácica do Hospital Geral de Caxias do Sul promove o 1º Encontro para a Discussão sobre o Câncer de Pulmão. Diversos especialistas da área irão abordar o tema “Os novos modelos diagnósticos e terapêuticos para o câncer de pulmão”. O evento acontecerá no auditório Censi Florense, no Hospital Geral, e é destinado a profissionais e acadêmicos da área da saúde.
Segundo médico Dr. André Reiriz, diretor de Ensino e coordenador da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, “a estimativa é de 30 mil casos por ano de câncer de pulmão no Brasil. A descoberta do melhor conhecimento genético do câncer de pulmão tem permitido estabelecer novos casos e novas terapias, tornando os tratamentos do câncer de pulmão mais personalizados. São essas novas ferramentas de diagnóstico e tratamentos que serão discutidas no evento”.
Programação
Sexta-feira, dia 4 de agosto:
– às 14h15min: “Qual o momento da radioterapia estereotáxica na doença localizada?”, com a Dra. Débora Weschenfelder (Hospital Geral).
– às 14h30min: Debate com painelistas (Moderador: Nilton Gomes – da Universidade Federal de Pelotas):
A posição do Cirurgião: Qual o contraponto da terapêutica cirúrgica?, com Dr. José Camargo (Santa Casa de Porto Alegre)
A posição do radio-oncologista: Quais os critérios de indicação?, com Dra. Daniela Barletta (Hospital Moinhos de Vento – Porto Alegre)
– às 15h15min: Cirurgia de resgate: um novo paradigma para o cirurgião?, com Dr. Alexandre Avino (Hospital Geral)
– às 15h30min: Debate com painelistas (Moderadora: Dra. Maria Teresa – Hospital São Lucas – PUC/RS):
A posição do Cirurgião: Quando indico e quais os limites?, com Dr. Spencer Camargo (Santa Casa de Porto Alegre)
A posição do oncologista clínico: Para quais pacientes eu consideraria?, com Dr. Fábio Franke (Hospital Caridade, de Ijuí / Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica)
– às 16h15min: Qual o status da terapia adjuvante?, com Dra. Catarine Medeiros (Hospital Geral)
– às 16h30min: Debate com painelistas (Moderador: Dr. Eduardo Pilla – Hospital Ernesto Dornelles, de Porto Alegre):
A posição do Cirurgião: Que pacientes cirúrgicos poderiam ser beneficiados?, com Dr. Airton Schneider (ULBRA)
A posição do oncologista clínico: A doença com mutação alvo exige adjuvância própria?, com Dr. Alexei Peter dos Santos (da Oncoclínicas – Porto Alegre)
A posição do radio-oncologista: Radioterapia adjuvante, quando?, com Dr. Fernando Obst (Hospital do Câncer Mãe de Deus, de Porto Alegre e Hospital Tachini)
– às 17h45min:Terapia sistêmica na doença com mutação alvo, com Dr. André Reiriz (Hospital Geral)
– às 18 horas: Debate com painelistas (Moderador: Dr. Gilberto Schwartsmann – Hospital de Clínicas de Porto Alegre/UFRGS):
A posição do oncologista 1: Superamos a resistência terapêutica anti EGFR?, com Dra. Ana Gelatti (Hospital do Câncer Mãe de Deus, de Porto Alegre)
A posição do oncologista 2: Doenças ALK e outros alvos, qual a implicação prática?, com Dr. Leonardo Lago (Hospital São Lucas/PUC – Porto Alegre)
A posição do radio-oncologista: Qual o momento da radioterapia na metástase cerebral?, com Dra. Marta Pereira Lima (Hospital Moinhos de Vento – Porto Alegre)
– às 18h45min: conferência “Biópsia líquida x biópsia tecidual: quem, quando e como?”, com Dr. André Murad (Universidade Federal de Minas Gerais)
Sábado, 5 de agosto:
– às 9 horas: Doença não mutada e imunoterapia, com Dra. Rita Costamilan (Hospital Geral)
– às 9h15min: Debate com painelistas (Moderador: Dr. André Murad – Universidade Federal de Minas Gerais)
A posição do oncologista clínico 1: A histologia epidermóide segue órfã?, com Dr. Fábio Franke (Hospital Caridade, de Ijuí / Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica)
A posição do oncologista clínico 2: Quais os próximos passos?, com Dr. Gilberto Schwartsmann (Hospital de Clínicas de Porto Alegre/UFRGS)
– às 10h: Doença localmente avançada ou oligometastática frente aos novos modelos terapêuticos. Qual o papel da terapia combinada?, com Dra. Janaina Brollo (Hospital Geral)
– às 10h15min: Debate com painelistas (Moderador: Dr. Mauricio Saueressig – Hospital de Clínicas de Porto Alegre / UFRGS):
A posição do Cirurgião: Para quem indico e como seleciono meus pacientes?, com Dr. Figueiredo Pinto (HSL/Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre)
A posição do oncologista clínico: Terapia neoadjuvante, realidade ou passado?, com Dra. Verônica Denardin (INCAN Hospital Pompéia de Caxias do Sul)
– às 11h30min: O que foi possível consensuar?, com Dr. Darcy Ribeiro Pinto Filho (Hospital Geral).
Informações pelo telefone (54) 3218.7396 ou pelo site www.hgcs.com.br
Fonte: UCS
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor