Integrantes da diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG) participaram, em abril, do 10º Congresso da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Fecosul). Na oportunidade os diretores do SEC-BG Gilson Faccin, Justino Natal Conte, Neiva de Lima Masieiro, Mauri Chaves Escobar e Terezinha Mikolaiczika estiveram como delegados aptos a votar.
Ainda durante o Congresso, que durou três dias, foram debatidos temas de grande importância, como a crise mundial do capitalismo e seus efeitos sobre a classe trabalhadora, resistência democrática e a luta na defesa da manutenção dos direitos sociais e trabalhistas. Outros temas em destaque versaram acerca das dívidas do Estado e da União, suas interferências e impactos nas políticas e na atividade econômica. Entraram também na pauta assuntos como estratégias para garantir o descanso aos domingos e feriados, dissídios coletivos (a Súmula Vinculante 277 e seus reflexos nas negociações coletivas), os impactos dos grandes grupos econômicos e as mudanças no setor do comércio.
Conforme o diretor do SEC-BG Gilson Faccin, o encontro foi uma excelente oportunidade de aprendizado. “Tivemos a chance de nos manifestar em relação aos assuntos debatidos e escolhidos na hora das atividades em grupos. Conhecemos outros pontos de vista, outras opiniões e a realidade de outros municípios”, enfatiza.
A diretora Neiva de Lima Masieiro ficou bastante satisfeita com a escolha dos temas. “A crise mundial, a luta na defesa dos direitos dos trabalhadores, a inclusão dos jovens no movimento sindical e a luta pelo fortalecimento do SUS foram assuntos amplamente debatidos. Sabemos que as desigualdades ainda persistem, como também a pressão pelo atingimento de metas, a dupla jornada, enfim, estes e outros pontos que pudemos não somente debater, mas também ouvir o posicionamento de colegas a respeito deles”, diz.
Já para o diretor Justino Natal Conte, a participação no Congresso foi uma excelente oportunidade de aprimorar conhecimentos, conviver com outras pessoas, entender outros pontos de vista. “O momento que mais me marcou foi a palestra com o Dieese, em que pudemos ter um panorama real do momento econômico que estamos vivenciando. Além disso, o trabalho em grupo, em que debatemos o tema “saúde pública” foi um momento para vermos que existem sim muitos problemas, mas que nosso Estado ainda se mantém muito melhor do que outras realidades”, finaliza.
Os grupos debateram a participação das mulheres e a luta pela igualdade de gêneros, a participação da juventude no movimento sindical, a luta pelo fortalecimento do SUS e a saúde do trabalhador e da trabalhadora e a regulação democrática, o direito social na mídia brasileira e os desafios da comunicação sindical.
O congresso reuniu mais de 270 delegados, oriundos de todas as partes do estado, sendo este, o maior já realizado pela Fecosul. A nova diretoria toma posse em meados deste ano.
Fonte: Reflexo Comunicação
Tríduo da 78ª Festa de Cristo Rei, em Bento, iniciou nesta quinta-feira, 21
ACIDENTE DE TRÂNSITO DEIXA UM MORTO E DOIS FERIDOS NA ERS-122, EM ANTÔNIO PRADO
GUARDA CIVIL MUNICIPAL PRENDE MULHER POR FURTO EM LOJA NA ÁREA CENTRAL DE BENTO GONÇALVES