A região conhecida como Campos de Cima da Serra ganha um reforço com perspectivas de um futuro de desenvolvimento. Nesta sexta-feira, dia 21 de julho, um evento na Câmara da Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços de Vacaria será uma espécie de marco para oficializar a união de um segmento capaz de promover novos negócios e crescimento local. A Associação de Vitivinicultores dos Campos de Cima da Serra nasce em um encontro que ocorre, das 13h30 às 17h, com palestras sobre a produção vitivinícola e as oportunidades em turismo. O endereço é Rua Borges de Medeiros, 1288.
Para o técnico de Atendimento do SEBRAE na Serra Gaúcha Alaym Borges mais do que divulgar a nova associação, trata-se de um evento que deverá gerar ações importantes para um futuro promissor na região. O SEBRAE RS deverá assinar um protocolo de intenções para oferecer projetos que envolvam o desenvolvimento das vinícolas com alguma conexão à economia gerada pelo turismo. “Apoiamos os produtores de vinhos e todos os empreendedores que deverão compor um segmento econômico relevante na área. Hoje, também o turismo já existe com força na região dos cânions, contudo, o potencial para crescer é enorme e pode-se apresentar como enoturismo”, comenta ele.
O modelo de atendimento da instituição, na qual os técnicos possuem profundo conhecimento territorial tornou a visão do SEBRAE RS mais clara sobre como ajudar as micro e pequenas empresas a se desenvolver. “A aproximação entre as vinícolas e o turismo pode se tornar algo grandioso na medida em que, por meio do associativismo, é possível formar um polo com qualidade nos serviços e produtos. A indicação de origem, por exemplo, que deverá ser um trabalho via Embrapa, virá com o tempo assim como já existem as premiações e reconhecimentos dos vinhos finos”, estima Borges. Por parte do SEBRAE RS, poderão ser desenvolvidos projetos na área de alimentação, bares, hotéis e pousadas.
O presidente da Associação dos Vitivinicultores dos Campos de Cima da Serra (AVICCS), Agamenon Lemos de Almeida, da vinícola Fazenda Santa Rita, localizada em Muitos Capões, será o primeiro líder empresarial à frente da nova entidade. “O associativismo é um movimento que nos ajuda. Queremos promover nossos vinhos para crescermos em vários negócios, pois o enoturismo já é uma realidade em diferentes regiões. As vinícolas estão consolidadas e com uma qualidade atestada por enólogos. Temos certeza de que podemos vislumbrar um futuro interessante para todos”, anima-se.
O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região dos Campos de Cima da Serra (Condesus) também é parceiro para o trabalho junto às vinícolas.
Confira a programação para o dia 21 de julho:
13h30 às 13h45 – Abertura – Representante das Entidades e Associação dos Vitivinicultores dos Campos de Cima da Serra (AVICCS)
13h45 às 15h – Palestra EMBRAPA – Indicação Geográfica de Vinhos Finos, com os palestrantes Dr. Jorge Tonietto e Dr. Mauro Celso Zanus.
15h às 15h15 – Intervalo
15h15 às 16h – Palestra Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN) – Carlos Raimundo Paviani
16h às 16h30 – Palestra SEBRAE RS – Projeto de Vitivinicultura e Enoturismo – Angélica Brandelise e Emerson Monteiro
16h30 às 17h – Palestra AVICCS – Vitivinicultura dos Campos de Cima da Serra e Contexto Regional – Agamenon Lemos de Almeida
17h às 18h – Celebração do Lançamento AVICCS
Fonte: Sebrae/RS
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor