A história de uma das primeiras mulheres a discursar publicamente sobre assuntos sociais no Brasil começou na Roda dos Expostos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Luciana de Abreu foi um dos expoentes femininos do tempo e uma das tantas grandes brasileiras que, ao longo do século XIX, lutaram em defesa dos direitos da mulher, sobretudo das meninas que, praticamente, não tinham acesso à escola. A exposição “Deem-nos a educação e instrução: nós faremos o mais” estará disponível de 1º a 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h, no Sesc Bento Gonçalves (Avenida Cândido Costa, 88). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3452-6103, no site www.sesc-rs.com.br/bentogoncalves e na página www.facebook.com/sescbentogoncalves.
No dia 11 de julho de 1847, a menina foi abandonada, nessa roda de madeira, onde ficavam as crianças que as famílias não queriam. Junto com menina acompanhava um bilhete escrito o seguinte pedido: “Minha comadre, quero que minha afilhada chame-se Lucianna Maria da Silva”. Foi adota pelo senhor Gaspar Pereira Viana e sua esposa. Tornou professora e pioneira nas reivindicações pela igualdade de direitos entre homens e mulheres na Província de Rio Grande do Sul. Carregada de projetos e anseios, Luciana de Abreu faleceu aos 33 anos, em 13 de junho de 1880, de tuberculose, doença que assombrava o Brasil.
Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.
Fonte: Fecomércio/RS
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor