De 12 a 14 de setembro de 2017 a Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, sedia o III Workshop Latino Americano sobre Biobeds.
O Biobed é um sistema de biopurificação para minimizar a contaminação dos solos por agrotóxicos. O sistema reproduz o modelo de atenuação, que acontece livremente na natureza, porém em uma situação criada para favorecer e acelerar o processo. Entre os pontos positivos da tecnologia, destacam-se o baixo custo, alta eficiência, segurança ambiental e adaptação às pequenas e grandes propriedades rurais.
O Sistema Biobed Brasil foi desenvolvido pelo pesquisador Luciano Gebler, da Embrapa Uva e Vinho, a partir do modelo Biobed utilizado na Suécia desde 1993. Durante cinco anos ele conduziu pesquisas visando a sua adaptação para as condições de clima temperado do Sul do Brasil. Segundo Gebler, “o Biobed cria um ambiente que propicia a aceleração da atuação de fungos lignolíticos, também conhecidos como fungos filamentosos brancos, que são os agentes microbiológicos degradadores de resíduos de agrotóxicos”. O Sistema Biobed permite uma aeração melhor do que aquela existente naturalmente no solo, favorecendo processos aeróbicos para degradação de agrotóxicos.
O evento acontece de 12 a 14 de setembro no auditório do Centro Técnico da Unidade de pesquisa, Rua Livramento 515. Inscrições e mais informações na página do evento (em inglês) http://www.embrapa.br/uva-e-vinho/eventos/biobed .
Fonte: Embrapa Uva e Vinho
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor