O tema do 27º Congresso Movergs, que acontece nesta quinta-feira, 13, em Bento Gonçalves, no Salão Malbec do Dall’Onder Grande Hotel, tem como mote a “Transformação”. Em meio a um cenário de oscilação econômica e crise política, a cadeia é mais um, de tantos setores, que sente os reflexos.
Um dos exemplos é que em maio as exportações gaúchas de móveis cresceram 13,9% no mês de maio, e ao mesmo tempo, a estimativa é de uma queda em 2017 de 1,6% em volumes de produção no Brasil.
O presidente da Movergs, Volnei Benini, entende que o problema político, com diárias denúncias de corrupção, também afeta o setor. “Os maus políticos, as más diretrizes, a alta carga tributária, enfim, é um somatório de fatores que poderia ser melhor para que pudéssemos gerar emprego e negócios”, afirmou.
Edson Pelicioli, presidente do Sidmóveis (Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves), define como um “problema grave” a crise política, mas destaca que o setor tem buscado alternativas para superar. “Estamos começando a melhorar, vai ser lento e longo, mas os indicadores estão mostrando”, acrescentou.
O empresário Sérgio Dalla Costa, da Motiva Móveis, e do Conselho da entidade, acredita que a “transformação é na nossa maneira de agir e pensar. É o momento de pensar como podemos trabalhar nestas dificuldades que temos no Brasil. Que tenhamos condições de resolve-las”, disse.
Também conselheiro do Sindmóveis, Henrique Tecchio, da Bentec, destaca que “esta falta de previsibilidade que existe na politica nos trás algumas peças. Alguns índices internos de consumos estão melhornado, o que mostra que o segundo semestre deverá ser melhor que o primeiro”, define.
O presidente do CIC-BG (Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves), Laudir Piccoli, lembra que a busca por melhores incentivos junto aos governantes para a classe empresarial é permanete. Salienta ainda que “o brasileiro é um consumidor em potencial e que a oportunidade existe. Acreditamos que haverá um crescimento substancial nos próximos cinco anos”, mencionou.
O Congresso Movergs reúne cerca de 500 participantes nesta quinta-feira em Bento Gonçalves.
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves