Com um dos objetivos de facilitar o acesso da comunidade aos medicamentos, a secretaria de Saúde de Bento Gonçalves trabalha para a descentralização das farmácias referência da rede pública. O que se almeja é fazer com que nesses locais sejam disponibilizados remédios de vários tipos. A Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Conceição e Tancredo Neves deve ser uma onde deve ser ampliado este atendimento.
Um dos critérios levados em consideração é o número de atendimentos da unidade. No local, há cerca de 20 mil prontuários. O foco está também na diminuição das demandas das unidades consideradas centrais, conforme o secretário da pasta, Diogo Siqueira. “A gente vai conseguir centralizar lá uma rede de farmácias, onde a gente vai conseguir puxar muitos pacientes daquela região e de postos de saúde vizinhos, que consigam talvez facilitar um pouco esse atendimento”, afirma.
Para isso, há necessidade de contratação de farmacêuticos. Um projeto relacionado ao assunto deve entrar em pauta na sessão da Câmara de Vereadores da próxima segunda-feira, dia 17. “Hoje, somente podemos entregar medicamentos controlados ou antibióticos, existe uma portaria federal onde o único responsável para entregar esses medicamentos, a gente tem que ter um farmacêutico nesse local de atendimento”, ressalta Diogo. A expectativa é que a implantação dessa farmácia mais completa ocorra até o final do ano.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor
Bento: sete bairros deverão ter abastecimento de água restabelecido até a noite deste sábado