Depois de meses sem atendimento médico em pontos do interior de Bento Gonçalves, moradores da zona rural do município podem contar, novamente, com a presença de uma profissional.Uma médica, contratada por meio da Fundação Araucária, deve atuar nessas comunidades durante um turno por semana neste período inicial. O serviço começou a ser oferecido nesta segunda-feira, dia 10.
Com a destinação da médica, o secretário de Saúde, Diogo Siqueira, acredita que poderá ser evitado que estes pacientes sejam direcionados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou para o Pronto Atendimento do bairro São Roque. “Gradualmente, iremos incrementar e aumentar essas horas de atendimento. A nossa intenção é que a gente faça dois turnos por semana, porque nossa equipe técnica, médica, reconhece que nós precisamos ter esse segundo atendimento”, afirma.
Esse cancelamento temporário de atendimento no interior se deve a dificuldade de conseguir este tipo de profissional para atuar na rede pública de saúde, conforme Siqueira. Para evitar que isso ocorra, um projeto que visa gratificar profissionais das unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) foi encaminhado ao Legislativo e aprovado na Câmara. A defasagem dos salários no município também é destacada pelo gestor. “Nós estamos tentando usar todas as ferramentas possíveis, seja no edital de licitação onde a gente consegue valorizar um pouco mais esse profissional e seja nas bonificações”, menciona o secretário.
Foto Site da EBC/Divulgação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor
Bento: sete bairros deverão ter abastecimento de água restabelecido até a noite deste sábado