Com mais de 100 lideranças municipais presentes, entre prefeitos e vice-prefeitos, no Salão Piratini do hotel Embaixador em Porto Alegre, nesta quinta-feira, 6 de julho, o presidente do PMDB-RS e deputado federal, Alceu Moreira, e o governador José Ivo Sartori falaram sobre o cenário político atual, as mudanças necessárias para o futuro e a importância da construção das bandeiras e da identidade partidária.
Aos representantes municipais, Alceu Moreira disse que o período atual é um dos mais complicados da vida nacional, o que segundo ele, é resultado de muitos anos de tolerância e concordância com um modelo ultrapassado. “É hora de começarmos a pensar a função transformadora da política. O PMDB precisa servir como instrumento de transformação social”, destacou. Para isso, o presidente do PMDB gaúcho enfatizou o papel dos prefeitos e vice-prefeitos neste processo de mudança. “Precisamos ser definidores de condutas políticas, com gestões inovadoras. Temos que ter garra e cuidado ao próximo para fazer a diferença”, observou Moreira.
Retomando o início de sua caminhada como vereador em Caxias do Sul, José Ivo Sartori fez um retrospecto dos seus 40 anos de vida pública. Contou que neste período passou por muitas fases da história brasileira, mas destacou que o atual momento político é o mais difícil. “Este é um momento muito diferente de tudo que já se viu e e todos aqui sabem que a única coisa permanente é a mudança. Esta mudança é para toda a sociedade, não dá mais para o poder público voltar-se para si mesmo, nem no município, no estado ou no governo federal”, defendeu o governador. Sartori disse ainda que é preciso uma reforma política e eleitoral e um pacto federativo que seja justo na repartição de tudo que existe no País.
Sobre o partido, Sartori parabenizou a gestão atual do Diretório Estadual, destacando o trabalho de reformulação do PMDB em todo o estado e da importância de encontros como o de hoje. “É uma oportunidade de convivermos mais entre nós, de nos aproximarmos”, disse o governador.
Governo Sartori
Sobre as mudanças em andamento no Governo Estadual, o presidente Alceu Moreira destacou que, agora, a sociedade se mostra mais confiante. “Sabe-se que se mais não foi feito é porque não tinha como fazer. O conserto da destruição do Estado está sendo feita com muito zelo, com muito cuidado, mas com muita coragem e determinação, sob o liderança de Sartori”, enalteceu Moreira
Representando a Associação de prefeitos e vice-prefeitos do PMDB-RS, o prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin, convocou todos os gestores municipais a auxiliar na divulgação das ações do Piratini. “Este é o momento exato de ajudar o nosso governo. Nós, prefeitos, temos que ajudar o Sartori a ser reeleito governador do Estado”, salientou Cettolin. O prefeito de Estrela, Rafael Mallmaann, que assume nesta quinta-feira como 1º secretário da nova direção da Famurs, também ressaltou a importância do trabalho dos prefeitos e vices para promover o projeto liderado por Sartori.
Responsável por uma gestão austera e firme, Sartori lembrou medidas fundamentais realizadas em seu governo para a garantia do equilibrio fiscal. “Conseguimos aprovar a Lei de Previdencia Complementar, tenho certeza que daqui 25, 30 anos nós teremos o equilibrio previdenciáro no RS. Tivemos, também, Leis de Diretrizes Orçamentárias realistas que respeitam o tamanho do Estado”, destacou o governador. O chefe do Executivou observou que alguns resultados começam a aparecer e trazem a tranquilidade de saber que o caminho trilhado irá valer a pena.
Ao final, o governador Sartori resumiu sua fala com uma mensagem de Martin Luther King: “se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Mas vá sempre em frente do jeito que puder”. E completou: “minha obrigação é olhar para frente, sem medo de fazer as mudanças necessárias”.
A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), Maria Helena Sartori, e o deputado estadual Juvir Costella também acompanharam o encontro.
O PMDB nos municípios
O PMDB gaúcho conta atualmente com 133 prefeitos e 118 vice-prefeitos em todo o Rio Grande do Sul. Destes, governa 55 municípios com chapa pura e presença no Executivo (prefeito e/ou vice) em 196 cidades, representado 39,5% do estado. No encontro de hoje, 87 prefeitos e 27 vice-prefeitos representam 928.853 eleitores do Rio Grande do Sul.
Fonte: PMDB-RS
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor