Expectativa é de que escolas de educação infantil em construção em Bento sejam concluídas neste ano

O início do próximo ano letivo deve ter uma notícia positiva para a educação infantil de Bento Gonçalves. Pelo menos é isso que espera a administração municipal. As escolas que estão em construção no Loteamento Bertolini e no Santa Fé devem ser concluídas até o final de 2017, sendo que o término pode ocorrer ainda no mês de aniversário do município, em outubro.

Cada uma das instituições terá capacidade para atender 120 crianças. Esse número deve ajudar a diminuir a carência que, atualmente, é de 458 vagas para um público de 0 a 3 anos. No caso das crianças de 4 e 5 anos, a demanda é totalmente suprida. Na rede pública do município,  a educação infantil engloba 2,9 mil crianças. A migração é um dos motivos que desencadeia uma maior procura por escolas, conforme o executivo.

São cerca de seis famílias que chegam no município por semana.  O prefeito de Bento, Guilherme Pasin, destaca que a demanda não está relacionada ao número de nascimentos que ocorre na Capital do Vinho, mas sim à procura que se dá por uma vaga.  A expectativa inicial era de que as duas escolas de educação infantil tivessem sido concluídas ainda no início do ano passado. Hoje, mais da metade da metade do trabalho das duas está finalizado.

Quem passa em frente à futura instituição no Bertolini, se depara com uma placa em que consta a previsão de término para o final deste mês de julho. Problemas relacionados ao repasse de recursos do governo federal são apontados como desencadeadores deste atraso, conforme a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques. A obra está orçada em cerca de R$ 885 mil, mas deverá receber também um aporte do município.

“As verbas federais começaram a reduzir, a vinda delas, e essa empreiteira, que a licitação foi própria de Bento Gonçalves permaneceu no canteiro de obras com poucos funcionários. A diminuição do trabalho, das verbas federais. Então, hoje, estamos bastante satisfeitos, porque retornaram os pagamentos do governo federal. Não temos certeza, mas com a previsão de que estejam concluídas  até o final do ano”, afirma a secretária.

 

 

error: Conteúdo Protegido