Alunos integrantes do Projeto Olhar Atento – Alimentação Saudável foram contemplados com sacolas retornáveis na Feira Ecológica de Bento Gonçalves, em ato realizado na tarde desta terça-feira, 4. Trata-se de mais uma atividade do projeto que começou em 2013 e já abrange 1,2 mil crianças, visando alimentação saudável, hortas escolares, biodiversidade, posse responsável dos animais, educação ambiental etc. A iniciativa teve o apoio do Sindilojas Regional Bento (Sindicato do Comércio Varejista de Bento Gonçalves) e do Sicredi/Serrana.
Para a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, “é um projeto que valoriza a alimentação saudável e o trabalho dos nossos agricultores”, disse.
Daniel Amadio, do Sindilojas Regional Bento, destacou que “é necessário trabalhar a educação, que é a base de tudo. Nada melhor que ensinarmos as crianças para termos um Brasil melhor”.
Representando a Associação dos Produtores Ecológios de Bento Gonçalves, João Sonza, “gera um intercâmbio de conhecimento entre o interior e a cidade. Este olhar atento sempre vai gerar conhecimento e uma nova cultura”, afirmou.
Este é o mesmo pensamento do produtor Vinicius Dall’Oglio, da Associação dos Agricultores Familiares de Bento, “a gente é parceiro e faz questão de receber as crianças em nossa propriedade. Há uma valorização grande do nosso produtor e o aprendizado é mútuo”, comentou.
A solenidade contou com a presença do prefeito Guilherme Pasin, Secretários Municipais, Vereadores. O Projeto Olhar Atento tem ainda o apoio do IFRS (Instituto Federal de Educação Tecnológica) e Emater.
Olhar Atento
O Projeto Olhar Atento: Ciências para Vida é desenvolvido pela SMED desde 2013, e visa promover um olhar diferenciado no estudo de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, oportunizando vivências que subsidiem o trabalho de sala de aula e incentivando o uso dos laboratórios de ciências. O Projeto Olhar Atento concretiza-se através de subprojetos:
-Alimentação Saudável: desde 2013, a proposta promove, junto aos alunos de 2º ano do Ensino Fundamental, ações e vivências que buscam desenvolver a reflexão, discussão e experiências em torno da alimentação saudável, oportunizando à comunidade escolar e, principalmente, ao aluno, a possibilidade de realizar escolhas conscientes e de construir hábitos de alimentação saudável. Algumas ações promovidas são: visitas à Feira Ecológica, visitas a propriedades rurais e agroindústrias, feiras escolares, revitalização de hortas escolares. . Em 2015, o projeto passou a contemplar também, os alunos de jardim B.
-Biodiversidade: conhecendo animais e vegetais: com início em 2014, a proposta volta-se aos alunos de 3º ano do Ensino Fundamental e tem como meta ampliar os conhecimentos gerais sobre os seres vivos, subsidiar o estudo da diversidade animal e vegetal na perspectiva evolutiva e promover a consciência sobre os cuidados com os seres vivos e o meio ambiente. Além da visita à Reserva Biológica, o Projeto prevê a participação no Concurso Posse Responsável e a realização de experiências práticas envolvendo animais e vegetais, como a construção de terrário, minhocário e formigueiro nas escolas.
-Educação Ambiental: a proposta iniciou em 2015 e tem como principal objetivo promover o estudo da diversidade animal e vegetal, e a consciência sobre os cuidados com os seres vivos e o meio ambiente. As ações destinam-se aos alunos de 1º ano do Ensino Fundamental e contemplam a visita à Estação Experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves (IFRS), além de experiências práticas envolvendo animais e vegetais.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves