Colégio Marista Aparecida lamenta falecimento do irmão José Bet

É com pesar que o Colégio Marista Aparecida comunica o falecimento do Irmão José Bet, ocorrido nesta segunda, 26 de junho de 2017, às 18h, em Porto Alegre, vítima de infarto agudo do miocárdio. O Irmão tinha 85 anos de idade e 66 de Vida Religiosa Marista. O velório será realizado nesta terça, 27 de junho, a partir das 7h, na Vila Marista, em Viamão, onde, às 16h, haverá Missa de corpo presente, seguida de sepultamento.

Nascido em Antônio Prado em 10 de dezembro de 1931, o Irmão era graduado em História, pela Universidade de Caxias do Sul – UCS (1967). Em 1970 fez o Segundo Noviciado, na Casa Geral do Instituto Marista, em Roma – Itália. Após diversas experiências como professor e gestor escolar, em 1984, o Irmão assumiu a direção do Colégio Marista Aparecida, em Bento Gonçalves, onde ficou até 1985.

Seguindo sua missão, o Irmão Bet atuou como educador em outras entidades como o Colégio Marista Pio XII, em Novo Hamburgo, e o Recanto Marista Medianeira, em Veranópolis. Em 1992 o Irmão volta à comunidade de Bento Gonçalves para atuar como Auxiliar de Formador, Animador Vocacional, Tesoureiro, Vice-Diretor e presença entre estudantes até o ano de 2016, quando foi encaminhado para a Comunidade Marista São José, em Viamão, devido a problemas de saúde.

Conhecido por todos pela sua presença marcante, carisma e afetividade, o Irmão Bet era presença constante nos corredores do Marista Aparecida, onde compartilhava com todos a sua sabedoria, a história de Champagnat e os seus famosos terços. Apesar de circular por todos os ambientes e entre todas as faixas etárias, foi junto às crianças da Educação Infantil que o Irmão passou a maior parte dos seus últimos anos, distribuindo abraços e pirulitos. Conhecido e admirado por todos, o Irmão deixa sua marca na nossa escola e nos demais lugares pelos quais passou e personificou o carisma e a missão de Champagnat.

Em 2015, o irmão participou do projeto Memórias Maristas: Histórias de amor e vida, onde deixou registrado em vídeo um pouco da sua história e atuação marista. A iniciativa buscou resgatar e valorizar a história de vida de Irmãos que, com o seu dia a dia, ajudaram a construir a Rede Marista. Foi também uma maneira de prestar uma homenagem àqueles que ajudam a manter vivo o sonho do fundador do Instituto Marista, São Marcelino Champagnat.

Confira o depoimento do Irmão Bet, acessando: http://maristas.org.br/memoria/

 

Fonte: Divulgação

error: Conteúdo Protegido