É com pesar que o Colégio Marista Aparecida comunica o falecimento do Irmão José Bet, ocorrido nesta segunda, 26 de junho de 2017, às 18h, em Porto Alegre, vítima de infarto agudo do miocárdio. O Irmão tinha 85 anos de idade e 66 de Vida Religiosa Marista. O velório será realizado nesta terça, 27 de junho, a partir das 7h, na Vila Marista, em Viamão, onde, às 16h, haverá Missa de corpo presente, seguida de sepultamento.
Nascido em Antônio Prado em 10 de dezembro de 1931, o Irmão era graduado em História, pela Universidade de Caxias do Sul – UCS (1967). Em 1970 fez o Segundo Noviciado, na Casa Geral do Instituto Marista, em Roma – Itália. Após diversas experiências como professor e gestor escolar, em 1984, o Irmão assumiu a direção do Colégio Marista Aparecida, em Bento Gonçalves, onde ficou até 1985.
Seguindo sua missão, o Irmão Bet atuou como educador em outras entidades como o Colégio Marista Pio XII, em Novo Hamburgo, e o Recanto Marista Medianeira, em Veranópolis. Em 1992 o Irmão volta à comunidade de Bento Gonçalves para atuar como Auxiliar de Formador, Animador Vocacional, Tesoureiro, Vice-Diretor e presença entre estudantes até o ano de 2016, quando foi encaminhado para a Comunidade Marista São José, em Viamão, devido a problemas de saúde.
Conhecido por todos pela sua presença marcante, carisma e afetividade, o Irmão Bet era presença constante nos corredores do Marista Aparecida, onde compartilhava com todos a sua sabedoria, a história de Champagnat e os seus famosos terços. Apesar de circular por todos os ambientes e entre todas as faixas etárias, foi junto às crianças da Educação Infantil que o Irmão passou a maior parte dos seus últimos anos, distribuindo abraços e pirulitos. Conhecido e admirado por todos, o Irmão deixa sua marca na nossa escola e nos demais lugares pelos quais passou e personificou o carisma e a missão de Champagnat.
Em 2015, o irmão participou do projeto Memórias Maristas: Histórias de amor e vida, onde deixou registrado em vídeo um pouco da sua história e atuação marista. A iniciativa buscou resgatar e valorizar a história de vida de Irmãos que, com o seu dia a dia, ajudaram a construir a Rede Marista. Foi também uma maneira de prestar uma homenagem àqueles que ajudam a manter vivo o sonho do fundador do Instituto Marista, São Marcelino Champagnat.
Confira o depoimento do Irmão Bet, acessando: http://maristas.org.br/memoria/
Fonte: Divulgação
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves