Alunos do Ensino Médio de Escolas Públicas estão abaixo do nível adequado em matemática

O secretário de Estado da Educação Ronald Krummenauer apresentou nesta quarta-feira (21/6) os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers 2016). A avaliação, realizada pela Secretaria da Educação em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi aplicada em dezembro de 2016, para 151.952 alunos. As disciplinas avaliadas foram Língua Portuguesa (Leitura e Escrita) e Matemática, nas seguintes etapas de escolaridade: 2º ano do Ensino Fundamental, 6º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio.

O Saers representa um importante instrumento para mensurar a eficácia das políticas públicas formuladas para a rede estadual, fornecendo dados individuais do desempenho do aluno, já que outros indicadores, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgam apenas os resultados das escolas.

A avaliação consiste em provas destinadas a aferir a aptidão dos alunos com leitura, escrita e números. E quanto a estes últimos, em especial, as notícias não são boas. A falta de conhecimento adequado em matemática é o padrão: no 6º ano do Ensino Fundamental, chega a 73% o total de estudantes incapazes de demonstrar o conhecimento em matemática esperado para a idade. Em português, o total é de 57% e, em ambas as disciplinas, não passam de 5% os alunos com habilidades consideradas avançadas para sua série.

O alento está nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Chega a 62,5% o total de alunos dentro do padrão adequado em matemática — número inclusive maior do que o de estudantes que demonstraram aptidão dentro ou acima do esperado em português, que somam 61,7%. A questão é que, como mostram os números apresentados pela Seduc, os índices vão caindo conforme avançam os anos escolares.

Uma análise da evolução desses números fica comprometida por conta da inconstância da avaliação. Criadas por decreto em 2007, no governo de Yeda Crusius (2007-2010), as provas do Saers deixaram de ser aplicadas na gestão de Tarso Genro (2011-2014). Assim, os últimos resultados disponíveis foram apresentados há seis anos. A ideia do governo, agora, é manter o exame, promovendo sua realização a cada dois anos. A próxima edição está prevista para o final de 2018.

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da SEDUC-RS e do Jornal Zero Hora

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