Bento Gonçalves e Engenho Velho são os mais novos municípios gaúchos a aderirem ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf ) e ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), respectivamente. O Susaf permite que agricultores familiares que trabalham com produtos de origem animal possam vender para além dos limites da fronteira municipal, em todo o Estado. Já o Sisbi-POA possibilita que os estabelecimentos possam comercializar seus produtos para todo o território nacional.
Em Bento Gonçalves, uma micro usina de beneficiamento de leite que produz queijos finos foi inserida no Susaf. Já em Engenho Velho, abatedouros de suínos com fábrica de embutidos foram registrados no Sisbi-POA. Com isto a Seapi já registra 21 municípios que aderiram ao Susaf e 12 estabelecimentos aptos ao Sisbi.
“Estamos cada vez mais avançando nas adesões ao Susaf e ao Sisbi-POA, fruto do trabalho integrado dos técnicos da secretaria da agricultura com os municípios. Os dois sistemas são muito importantes para as agroindústrias e para os municípios também, pois reforçam o desenvolvimento da economia local”, avalia o secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo.
Fonte: Secretaria de Agricultura do RS
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor