No último domingo, 11, Bento Gonçalves foi a primeira cidade a receber o Festival Brasileiro de Música de Rua, Ano 6, etapa Serra Gaúcha. O sol, o clima agradável e a programação musical contribuíram para que mais de 3 mil pessoal participassem do evento. O festival reuniu 11 atrações musicais de diferentes vertentes, além de promover a Feirinha Criativa e o encontro de Food Trucks e Chopp Artesanal.
Na Rua Coberta, o público acompanhou gratuitamente shows que celebraram o “Amor Pela Música”, temática do evento. A tarde iniciou com a estreia do duo De Boni & Henz e foi acompanhada pelo show de renascimento da Os Bardos da Pangeia. A tarde seguiu com a rapper Chiquinho Divilas e o DJ Zonattão, o violonista Giovani Stormovski e as cantautoras Vic Limberger e Lela Rosanelli. Ao anoitecer subiu ao palco a YANGOS e sua música instrumental dos pampas, o virtuosi da guitarra Marcos De Ros, o rock psicodélico da Catavento e o eletrônico dançante do CCOMA. Quem embalou a sonoridade entre os shows foi o DJ Muzak.
A programação também se estendeu para além dos palcos. Ainda no dia 1º aconteceu o encontro da Incubadora da Música no SESC Bento Gonçalves, que busca capacitar músicos e produtores culturais sobre o Negócio da Música. No dia 8, foram realizadas palestras com o rapper Chiquinho Divilas e o guitarrista Marcos De Ros nas escolas estaduais Mestre Santa Bárbara e Landell de Moura, com mais de 400 estudantes. Ainda no dia 8, o grupo Ária Trio apresentou-se no Shopping Bento, em uma ação de divulgação do Festival.
Para Luciano Balen, músico e produtor do Festival Brasileiro de Música de Rua, são importantes estas parcerias envolvendo a gestão pública e a comunidade. “É uma alegria imensurável estar aqui e conseguir, por meio da arte, fazer tanta gente feliz. Bento Gonçalves sempre nos recebeu muito bem. Temos muito a agradecer à Prefeitura e Secretaria de Cultura, às escolas e toda comunidade”, afirma. O Festival segue para Gramado, próxima cidade a receber a etapa Serra Gaúcha, nos dia 13 e 14 de julho.
O Festival Brasileiro de Música de Rua – Ano 6 – Integração Regional é financiado pelo Pró-Cultura RS – Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul. Em Bento Gonçalves, contou com o apoio da Prefeitura Municipal – Secretaria de Cultura, parceria do SESC Bento Gonçalves e Shopping Bento. As próximas cidades a receber o Música de Rua são Gramado, Garibaldi e Flores da Cunha.
Sobre o Festival Brasileiro de Música de Rua
Um dos mais importantes festivais de música do Rio Grande do Sul, o Festival Brasileiro de Música de Rua se consagrou por deixar as cidades mais felizes e levar a música bem elaborada onde as pessoas estão. Desde sua primeira edição, 2012 em Caxias do Sul, o Festival soma números expressivos: já promoveu mais de 300 concertos gratuitos ao ar livre, envolvendo 140 atrações artísticas de sete países diferentes e interagiu com um público superior a 130 mil pessoas.
Em março deste ano, Caxias do Sul recebeu a primeira etapa, o Festival na Estação, que foi um marco para a integração musical latino-americana, reunindo, em um final de semana, 17 artistas e grupos do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile, e um público superior a 8 mil pessoas. Com uma programação marcada pela diversidade, o Música de Rua tem proporcionado acesso aos diferentes sotaques da música brasileira e latino-americano.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa