Cursos, palestras e apresentação de trabalhos fazem parte da programação do IX Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas, que acontece de 4 a 6 de julho, na Casa do Povo, em Vacaria (RS).
Segundo a pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho Andrea De Rossi, uma das coordenadoras do evento, a programação foi definida pela Comissão a partir do levantamento de necessidades junto ao setor, para trazer novas ideias e propostas viáveis ao desenvolvimento das pequenas frutas de forma sustentável, bem como, contribuir para a consolidação das mesmas como alternativas viáveis de incremento de renda da agricultura familiar e do médio produtor rural. Dentro desta perspectiva, ela destaca a palestra “Modelo de organização e papel social das minifábricas de castanha de caju na região Nordeste”, desenvolvido por Fábio Paiva, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical.
As pequenas fábricas de castanha de caju incorporam novos avanços em equipamentos e processos, permitindo a obtenção de amêndoas inteiras e alvas em maior proporção e com melhor qualidade. “É uma alternativa que possibilita a inserção de pequenos e médios produtores no agronegócio da castanha de caju, através de associações, cooperativas e suas representações, com níveis de processamento adaptados às condições de pequena e média escalas de industrialização”, explica Fábio Paiva. Ele reforça que o sistema incentiva a geração de empregos para as comunidades nas etapas de plantio, tratos culturais, colheita, processamento da castanha e na comercialização dos produtos obtidos no seu processamento.
Nos dias 4 e 5 de julho, antecedendo o Seminário, serão oferecidos cursos sobre morango, mirtilo, amora-preta e framboesa, nos quais os participantes vão conhecer aspectos da produção, caracterização das espécies, morfologia, exigências para o cultivo, cultivares, estabelecimento da plantação, colheita, pós-colheita e comercialização.
A abertura oficial do Seminário acontece na noite do dia 5, com a palestra do Dr. Anibal Caminitti (Argentina) sobre o “Desenvolvimento econômico de pequenas frutas – experiência de intervenção”, que será seguida do tradicional coquetel “Encontro dos Sabores”, no qual serão apresentadas delícias feitas com pequenas frutas e com frutas nativas. O seminário segue até a noite do dia 6 com uma diversificada programação, abordando desde processos de certificação até novas cultivares de frutas.
Para mais informações e inscrições acesse o site do evento em http://www.embrapa.br/uva-e-vinho/sbpf.
O IX Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas é promovido pela Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Clima Temperado, Emater-RS/Ascar, Prefeitura Municipal de Vacaria, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Também conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e da Corsan.
SERVIÇO
O que: IX Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas
Data: 4 a 6 de julho de 2017
Local: Casa do Povo – Av. Borges de Medeiros, nº 1987, Bairro Glória, em Vacaria, RS
Informações e inscrições: https://www.embrapa.br/uva-e-vinho/sbpf/
Fonte: Embrapa Uva e Vinho
Executivo poderá contratar novos Contadores após aprovação de projeto na Câmara Bento
Vereadores aprovam reajuste salarial para médicos de Bento Gonçalves
Governador Eduardo Leite participa de missa em homenagem ao Papa Francisco