Um novo balanço divulgado pela RGE (Rio Grande Energia) no final da manhã desta sexta-feira, 9, confirmou a redução de 60 mil para 57 mil o número de clientes afetados sem energia elétrica. No pico do último temporal 236 mil do 1,45 milhão de clientes da distribuidora presente em 255 municípios gaúchos ficaram sem abastecimento.
Neste momento, as equipes da RGE estão direcionadas ao atendimento de eventos que reúnem o maior número de clientes para conseguir restabelecer a energia a mais unidades consumidoras no menor tempo possível. Ainda é premissa da empresa eliminar situações de risco e realizar obras em situações que não coloquem em risco seus colaboradores e não impactem em novos desligamentos da rede. Por isso, em algumas oportunidades, partes de bairros ou ruas podem ficar sem energia mesmo após a passagem dos técnicos da empresa.
Hoje, pelo menos 73 cidades gaúchas estão com o decreto de situação de emergência por conta dos estragos da chuva e graves danos em estradas que estão interrompidas e comprometem, inclusive o abastecimento de itens básicos, como comida e material de socorro. A RGE segue trabalhando em parceria com as prefeituras e com a Defesa Civil para manter a melhor estratégia de enfrentamento a esse tipo de desastre natural.
Para recompor a rede, a RGE mantém equipes trabalhando em sua área de concessão e disponibiliza todos seus recursos de relacionamento com o cliente para a comunicação de ocorrências alternativos ao Call Center (0800.970.0900) que pode passar por congestionamento em determinados momentos em razão do número de ocorrências. São eles:
SMS Center:
Para isso, basta enviar a palavra LUZ e o “Seu Código”, disponível na fatura de energia, para o número 27350. O serviço é gratuito.
Para utilizar o serviço é necessário se cadastrar no SMS Center enviando a palavra IN e o “Seu Código” para o mesmo número.
Pela internet: www.rge-rs.com.br
Aplicativo para smartphone: CPFL e Você, no qual estão disponíveis os serviços da RGE. O aplicativo está disponível gratuitamente para iOS, Android e Windows Phone.
Dicas de Segurança
Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança:
· Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente a RGE.
· Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.
· Afaste-se de janelas e portas metálicas.
· Evite os banhos nos momentos de tempestades.
· Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.
· Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.
Fonte: RGE
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor