O Hospital Geral de Caxias do Sul apresentou à comunidade, na tarde desta quinta-feira, 8 de junho, o novo mamógrafo digital, adquirido por meio de projeto inscrito no Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), no ano passado, com o investimento de mais R$ 1,2 milhão, proveniente da adesão das empresas Marcopolo, Alelo, BRDE e Moneo. O PRONON é um programa implantado pelo Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações sem fins lucrativos no campo da oncologia. Pelo programa, as instituições que contribuírem com doações de recursos para os projetos podem se beneficiar com deduções fiscais no Imposto de Renda.
Na oportunidade, foi apresentado outro projeto, encaminhado para este ano, que está em análise no Ministério da Saúde: a implantação do Centro de Diagnóstico e Tratamento Cirúrgico Oncológico, no valor total de R$ 3,751 milhões, para o qual o HG também busca a parceria de empresas.
Parceria, aliás, foi a tônica nas manifestações na entrega do mamógrafo digital, equipamento de última geração que coloca o Hospital Geral no rol dos centros mundiais mais bem equipados com mamógrafos de alta tecnologia para o diagnóstico mamário.
Para o diretor-geral do HG, Sandro Junqueira, a aquisição do aparelho se deve às parcerias com as empresas. “Esse é o caminho. Queremos que mais empresas juntem-se a nós. O Hospital Geral evolui, e isto se dá graças à combinação do ensino, da assistência e da parceria entre o público e o privado. O Hospital Geral, acreditado, é reconhecido na região, em seus 49 municípios, e no Estado”, destacou.
O diretor-executivo da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), mantenedora do HG, Gilberto Chissini, enfatizou que “sem o apoio de todos, em especial dos parceiros do projeto, não estaríamos entregando este serviço aos usuários do SUS. Ao falarmos de apoio, devemos lembrar que o projeto Hospital Geral conta com recursos 100% públicos, dentro dos orçamentos da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, do governo do Estado e do governo federal. E, ao falarmos em recursos públicos, falamos de recursos com origem na sociedade e aplicados nos serviços em prol desta mesma sociedade”.
O secretário estadual adjunto de Saúde, Francisco Paz, salientou que tem acompanhado o excelente trabalho do Hospital Geral, pela sua gestão e pelos bons resultados apresentados. “Temos a visão de um hospital público que muito nos satisfaz, mas sabemos que precisamos de muito mais orçamento para garantir o aumento da cobertura assistencial. Entretanto, tendo em vista a crise que se vivencia, ainda nos deixa distante”, avisou.
Em nome das empresas parceiras na aquisição do mamógrafo, Miguel Oliveira, gerente regional do BRDE Passo Fundo, enfatizou que o banco regional procura identificar iniciativas que possam ficar marcadas na vida social das pessoas. “A entrega desse equipamento permite a identificação precoce do câncer de mama, colaborando com a saúde das mulheres”, apontou.
A solenidade, junto à Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), contou com a presença de diversas autoridades, como o presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Felipe Gremelmaier, a secretária municipal de Saúde, Deysy Piovesan, a delegada da 5ª Coordenadoria da Saúde, Solange Sonda, diretores clínico e de ensino do Hospital Geral, representantes de CICs da região e de CDLs, representantes de deputados federais, médicos e funcionários do hospital.
Foto: Claudia Velho
Fonte: UCS
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves