As consequências do volume acentuado de chuva que atinge o Estado desde o final de maio e o temporal da madrugada passada são os principais empecilhos para que a força-tarefa montada pela Rio Grande Energia (RGE) consiga reconstruir com mais velocidade a rede de energia devastada nesta quinta-feira, dia 9. Cheias de rios, estradas interrompidas ou em condições que impedem o acesso de maquinário pesado atravancam o trabalho de eletricistas que fazem atuam na recomposição da rede de distribuição de energia.
Neste momento, 62 mil clientes estão sem energia na área de concessão da RGE. No pico do temporal, no final da madrugada desta quinta-feira, 236 mil unidades consumidoras ficaram desabastecidas. Durante a manhã o número caiu para 150 mil e o final do dia diminuiu para 98 mil. Os municípios mais afetados estão localizados na Serra Gaúcha, onde houve queda de granizo, alta incidência de descargas atmosféricas e ventania com velocidade superior a 100 km/h.
Na lista das cidades mais afetadas estão Caxias do Sul, Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Veranópolis. Para recompor a rede, a RGE mantém equipes trabalhando durante a madrugada em sua área de concessão e disponibiliza todos seus recursos de relacionamento com o cliente para a comunicação de ocorrências alternativos ao Call Center (0800.970.0900) que pode passar por congestionamento em determinados momentos em razão do número de ocorrências. São eles:
SMS Center:
Para isso, basta enviar a palavra LUZ e o “Seu Código”, disponível na fatura de energia, para o número 27350. O serviço é gratuito.
Para utilizar o serviço é necessário se cadastrar no SMS Center enviando a palavra IN e o “Seu Código” para o mesmo número.
Pela internet: www.rge-rs.com.br
Aplicativo para smartphone: CPFL e Você, no qual estão disponíveis os serviços da RGE. O aplicativo está disponível gratuitamente para iOS, Android e Windows Phone.
Dicas de Segurança
Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança:
· Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente a RGE.
· Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.
· Afaste-se de janelas e portas metálicas.
· Evite os banhos nos momentos de tempestades.
· Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.
· Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.
Fonte: RGE
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor