Paciente relata demora de atendimento no Tacchini e registra ocorrência na Delegacia

Um jovem de 20 anos esperou por 15 horas para ser atendido no Hospital Tacchini durante este final de semana, motivo pelo qual registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia. A vítima informou que jogava futebol quando sentiu uma forte dor ao chutar a bola, sendo atendido por uma ambulância da Prefeitura e levado até a UPA 24H, com suspeita de rompimento de ligamentos, ainda na sexta-feira, 2.

Foi quando foi levado até o Hospital Tacchini e deu entrada por volta da 0h40min do sábado, recebendo a informação que seria atendido por especialista até por volta das 3h30min. Quando passava das 8h30min, perguntou sobre o atendimento e a enfermeira relatou dificuldades de contato com o médico, e que o mesmo chegaria até por volta das 13h. Como não apareceu o médico para o atendimento, de acordo com a ocorrência policial, os familiares levaram o jovem para o Hospital de Carlos Barbosa. No total foram 15 horas de espera, até a ida a Delegacia para o Boletim.

O Hospital Tacchini tomou conhecimento do fato e divulgou nota oficial:

 

Nota oficial do Hospital Tacchini

O Hospital Tacchini vem a público esclarecer sobre os fatos ocorridos neste final de semana, envolvendo um jovem de 20 anos e que teria ficado 15 horas sem atendimento na Instituição.

De acordo com registros, o rapaz foi levado por familiares primeiramente à UPA 24 Horas e de lá, transferido ao Hospital Tacchini, onde chegou às 0h45min da madrugada de sábado. Nove minutos após, às 0h54min ele foi atendido por um médico e, dois minutos depois, medicado.

Na etapa seguinte, ele seria avaliado por um médico especialista e, como não tratava-se de urgência, esta avaliação pode ocorrer dentro de até 24 horas, conforme estabelece os protocolos médicos.

Por iniciativa própria, o paciente evadiu do Hospital Tacchini, deslocando para Carlos Barbosa, sendo então atendido no Hospital São Roque por um médico especialista. O rapaz recebeu alta e seguirá realizando atendimento ambulatorial.

Quanto a informações sobre pagamentos ao Hospital, cabe salientar que o atendimento deu-se pelo SUS e, diante disso, a Instituição não efetua nenhum tipo de cobrança no atendimento, justamente por ser um Hospital filantrópico e que surgiu e cresceu com o apoio da sua comunidade.

Hoje, é referência para mais de 22 municípios na região Nordeste do Estado e vem trabalhando dentro de uma filosofia que visa alinhar o atendimento aos mais modernos conceitos já aplicados em grandes centros. Agora, com o Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde, a Instituição está buscando a geração de conhecimentos que visem antecipar o tratamento de doenças.

Hilton Roese Mancio
Superintendente Executivo do Hospital Tacchini

Bento Gonçalves, 05 de junho de 2017.

 

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

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