Uma mudança relacionada ao transporte coletivo em Bento Gonçalves volta à pauta na sessão da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves na próxima segunda-feira, dia 5. A autorização para que os ônibus parem fora dos pontos de desembarque para permitir a descida de mulheres, idosos e pessoas com deficiência após as 19h, durante o horário normal, e após as 21h, durante o horário de verão, deve ser votada pelos parlamentares. A autoria é do vereador Agostinho Petroli (PMDB).
Relacionada à matéria, os vereadores devem analisar duas emendas. Uma delas proposta pelo próprio parlamentar e outra está voltada ao acréscimo de uma hora para o desembarque durante o horário normal, passando para às 20h. O texto foi protocolado pelo vice-presidente da Câmara, Eduardo Viríssimo (PP).
Conforme Petroli, o objetivo é garantir mais segurança ao usuário do transporte coletivo no município. O encaminhamento recebe a denominação de Parada Segura e, de acordo com ele, esta ação que propõe o projeto já existe em outras cidades, como Porto Alegre, Pelotas e Santana do Livramento. Com o encaminhamento não haverá alteração da linha de ônibus. “Então não haverá maiores despesas para essas empresas de transporte coletivo e o objetivo maior é reduzir a vulnerabilidade que esse grupo de pessoas, mulheres, idosos e deficientes, que utilizam os ônibus do transporte público do município no período noturno”, explica.
Estarão em pauta também dois projetos voltados à abertura de créditos, uma para a secretaria de Turismo e outra para a de Habitação e Assistência Social. Além disso, devem ser votadas denominações de vias públicas de Bento Gonçalves. O projeto que visa permitir que o Poder Executivo efetue a “compensação de créditos tributários do município com créditos dos contribuintes decorrentes de fornecimento de bens, prestação de serviços ou execução de obras”, desde que tais créditos sejam compensados com dívidas do próprio contribuinte em questão também deverá estar em discussão.
A instituição do programa Parlabento, que está voltado à realização de sessões itinerantes do Poder Legislativo municipal em espaços públicos ou estruturas cedidas gratuitamente por entidades de Bento Gonçalves, é outra matéria em pauta. Além dos projetos, haverá uma explanação sobre a campanha Sou+Bento, que busca valorizar o comércio local.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor
Bento: sete bairros deverão ter abastecimento de água restabelecido até a noite deste sábado